Início Aviação Militar

Alguns dos caças MiG-29 egípcios capturados no Sudão foram destruídos ou danificados

Foto: Autor Desconhecido

Imagens de satélite mostram que pelo menos um dos caças MiG-29 egípcios capturados pelo grupo paramilitar sudanês RSF no Sudão foi destruído. Duas outras aeronaves parecem ter sofrido danos.

As Forças de Apoio Rápido (RSF), que lançaram um levante militar no Sudão em 15 de abril de 2023, capturaram o Aeroporto Internacional de Merowe (Marawi) e, com ele, cinco caças egípcios MiG-29M2, juntamente com seus pilotos e pessoal técnico, reporta o Aviacionline.

Os militares egípcios foram feitos reféns pelos combatentes da RSF e os aviões estavam em boas condições. No entanto, surgiram imagens de satélite que mostram que as aeronaves sofreram algum tipo de ataque para colocá-las fora de ação.

Pelo menos um dos MiG-29 egípcios que apareceram em vídeos de militantes comemorando sua captura parece ter pegado fogo completamente. Outros dois aviões vistos ao lado também parecem ter sofrido danos e há manchas de derramamento de combustível ao redor deles.

Os caças egípcios ter sido sabotados por militantes do RSF, mas também circula a versão de que teria sido um ataque da Força Aérea Sudanesa ou da própria Força Aérea Egípcia, que se encarregaram de destruir a aeronave para evitar a captura. A história real ainda ninguém sabe.

Quatro aeronaves de treinamento avançado e ataque leve FTC-2000 de fabricação chinesa pertencentes à Força Aérea Sudanesa estavam estacionadas na mesma base. Uma dessas aeronaves também foi destruída .

Finalmente, há evidências de satélite mostrando que várias aeronaves de ataque ao solo Su-25 Frogfoot da Força Aérea Sudanesa, que foram capturadas quando soldados da RSF tomaram o aeroporto de El Obeid, também foram destruídas ou severamente danificadas.

A situação e o paradeiro das tripulações e técnicos egípcios feitos reféns pelas Forças de Apoio Rápido são desconhecidos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile