Alliance Air abre caminho para garantir mais voos com aviões Embraer E190

Imagem: Alliance via Facebook

A empresa australiana Alliance Airlines refinanciou suas linhas de crédito com vencimento em janeiro de 2022, permitindo à companhia aérea ter acesso a um prazo estendido para pagar US$ 136,3 milhões e, assim, poder melhor conduzir o projeto de expansão de sua frota de jatos Embraer E190.

Na prática, com os prazos estendidos, a empresa terá mais fôlego de caixa para colocar os Embraer E190 para voarem o quanto antes, incluindo no atendimento a um contrato recentemente anunciado com a Qantas, onde 14 jatos brasileiros substituirão alguns Boeing 737-800 na rede da QantasLink. 

Cartão de visita

A Alliance Airlines se tornou um importante cartão de visitas da Embraer na Austrália, com uma representativa frota de 30 jatos. Embora tenham sido obtidos de segunda mão e não representem uma nova venda para a fabricante brasileira, ter os jatos operando num mercado tão relevante é de grande importância para a Embraer.

A Alliance Airlines tem compromissos com a Jetran para a compra de dezesseis E190 ex-American Airlines, e outro contrato com a Azorra Aviation para mais quatorze jatos ex-Copa Airlines, totalizando trinta Embraers na frota. Até o momento, 22 desses aviões já foram entregues, com cinco já voando nas rotas da empresa.

As demais unidades entrarão em operação progressivamente ao longo de 2021 e 2022, em complemento à sua frota de aeronaves Fokker atual, composta por vinte e sete F100, quatro F50 e quatorze F70, disse a empresa. Em particular, é esperado que os jatos da Embraer sejam os substitutos naturais do Fokker 100, embora a empresa não tenha confirmado nada a esse respeito.

Comentando sobre o refinanciamento, o diretor administrativo Scott McMillan disse: “A Alliance sempre teve uma visão de longo prazo dos ativos que adquire e agora obtemos financiamento que se alinha a essa visão”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Latam confirma a deputado que vai ampliar ofertas de voos para...

0
A medida reforça o compromisso da empresa com o Brasil e promete facilitar significativamente a mobilidade entre as duas cidades.