Uma jovem piloto acabou se desesperando durante seu primeiro voo sozinha e não conseguiu pousar o avião até receber a ajuda do controlador.

No Aeroporto de Oshawa, na grande Toronto, no Canadá, um monomotor de instrução Cessna 152 tinha acabado de arremeter após fazer uma aproximação desestabilizada. A bordo, uma jovem fazia seu primeiro voo solo e o contato a seguir mostrou como o controlador fez para acalmar a jovem.
Conforme a gravação publicada pelo VASAviation, no primeiro contato após a arremetida, é possível ouvir a voz da piloto sem conseguir falar direito e dizendo: “Esta não é uma boa ideia, eu não deveria ter voado hoje, não estava pronta, eu atrapalhei a aproximação”.
Percebendo o desespero e medo da jovem piloto, o controlador acalma ela e diz: “Você estava indo bem, continue voando reto e eu te colocarei para um próximo circuito de pouso, não se preocupe e continue a subir para 1.500 pés”.
Ainda com medo, a aluna fala: “Eu não consigo, eu sinto que quero sair daqui agora, não é uma boa ideia“, o controlador volta a falar com ela para subir e que ela tentará de novo, para não se preocupar.
Um pouco mais calma, ela pede desculpas ao controlador e diz que “eu estava indo bem antes, não sei o que aconteceu“, e ele responde falando para ela ficar tranquila e que ela ainda está indo bem.
Durante o restante da aproximação, o controlador continua instruindo e fazendo uma ponte entre a aluna e a sua instrutora, que está em solo com um rádio portátil. Apesar da aluna relatar que estava ainda desesperada e tremendo, o controlador continua a passar instruções e acalmar ela.
Após minutos de tensão, a aluna consegue pousar e é elogiada pelo controlador. Logo após a instrutora dela agradece a ajuda, e fala que irá pagar um donut para o controlador, que dispensa o presente e afirma que “foi um trabalho de equipe”. Veja abaixo o áudio deste tenso momento que desencadeou de maneira positiva:
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.