ANAC abre suas portas para o setor de aviação civil promover ensino profissional

Imagem: FrameAngel via Depositphotos (sob licença)

Nesta terça-feira (19), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a implementação do projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa que visa abrir as portas de suas unidades em seis diferentes localidades do Brasil para empresas e associações do setor de aviação civil. Este movimento faz parte do programa “Asas para Todos” e tem como principal objetivo facilitar o desenvolvimento do ensino profissional aeronáutico.

A decisão de criar o Portas Abertas foi tomada, em 2023, pela Diretoria Colegiada da Agência e regulamentada pela Resolução n° 726, de 16 de novembro de 2023. O uso gratuito dos espaços é restrito a ações, treinamento e capacitação do setor de aviação civil. 

São oferecidas salas de aulas, auditórios e laboratório de informática. Entidades públicas ou privadas que desejarem usar os espaços da ANAC devem fazer a solicitação à Agência por meio do serviço de protocolo eletrônico disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da ANAC. 

Uma vez acessado o protocolo, basta abrir o processo do tipo “Serviços Logísticos: Solicitação de Autorização de Uso das Instalações da ANAC” e preencher o formulário “Solicitação de Autorização de Uso das Instalações”. 

O pedido deve conter o nome do solicitante, o objetivo, público-alvo e a data do evento planejado. No processo devem constar, ainda, o conteúdo programático do treinamento, estimativa de número de participantes, equipamentos e recursos necessários e os espaços visados para uso. 

Na análise do pedido, serão verificados se foram atendidos todos os critérios para o uso estabelecidos na Resolução n° 726, de 16 de novembro de 2023 e na Portaria n° 13201, de 21 de novembro de 2023

Espaços disponíveis 

Em Brasília (DF), estão disponíveis salas de aula e auditórios e espaços no Centro de Treinamento (CT), localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O CT dispõe de cinco salas de aula, auditório, laboratório de informática, espaço de convivência, recepção e estacionamento. 

Também estão disponíveis para uso as unidades da Agência localizadas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). 

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias