ANAC autoriza Azul Conecta a gerar registros de manutenção em meio digital

Cessna 208B Grand Caravan EX da Azul Conecta

A empresa Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a gerar todos os seus registros de manutenção em formato digital, utilizando assinatura eletrônica. 

A mudança foi feita no âmbito do Programa de Transformação Digital (PTD), em que a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados. 

Segundo a ANAC, a iniciativa vai além da substituição do papel pelo meio eletrônico, trazendo diversas vantagens para os operadores. Além da redução de custo e da facilidade no registro e compartilhamento de informações, a digitalização garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme previsão em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota por indisponibilidade de aeronave.  

A ferramenta adotada pela empresa foi o Cavok, o primeiro sistema que recebeu a aprovação de conformidade de requisitos de tecnologia da informação, dispostos na Resolução nº 458, de 20 de dezembro de 2017, dispositivo que regulamenta o uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da ANAC.  

Operadores e organizações de manutenção interessados em utilizar um software já aprovado precisam apenas solicitar a inclusão da autorização em suas Especificações Operativas. Confira a lista de softwares em conformidade com a Resolução 458

Programa de Transformação Digital 

A ANAC vem trabalhando em parceria com o mercado para identificar e tratar as dificuldades na adoção de ferramentas eletrônicas. A Agência participou do ciclo de palestras promovido pela Associação Brasileira de Manutenção Aeronáutica (Mantaer) explicando com mais detalhes o funcionamento do Programa de Transformação Digital e os benefícios de adoção dos registros digitais de manutenção. 

Em setembro de 2022, a Agência realizou o Webinário “Experiências em Transformação Digital”, em que representantes do mercado compartilharam as lições aprendidas durante o processo de certificação e as oportunidades e benefícios que obtiveram com a adoção de suas ferramentas, tanto o diário de bordo eletrônico quanto os registros eletrônicos de manutenção. Já em março de 2023, a ANAC promoveu o workshop “Diário de Bordo Eletrônico”, para discutir as aplicações e perspectivas futuras da tecnologia, que possibilitam até a integração com outros sistemas utilizados pela aviação civil, como o da CIV Digital. 

A página do Programa de Transformação Digital traz os procedimentos para adoção do diário de bordo eletrônico e dos registros eletrônicos de manutenção. As dúvidas durante o processo podem ser esclarecidas pelo canal de comunicação da ANAC ou em reunião com técnicos da Agência.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Leoa que escapou e vagou pela Ucrânia durante a guerra é...

0
Este notável voo com o grande Jumbo Jet marca um novo capítulo na vida dessas criaturas majestosas, que foram encaminhados ao santuário