ANAC participa do 5º Exercício Guardião Cibernético que treina contra ameaça a segurança do país

Imagem ilustrativa: Inframerica

De 2 a 6 de outubro, a equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esteve presente no Exercício Guardião Cibernético 5.0, promovido pelo Comando de Defesa Cibernética na Escola Superior de Defesa, localizada em Brasília (DF).

O propósito desse evento, que congregou 110 organizações e empresas, com a participação de 520 profissionais de setores estratégicos, como transporte, energia, água, finanças, comunicação, nuclear e biossegurança (infraestruturas críticas), foi a capacitação desses especialistas para gerenciar potenciais crises que possam ameaçar a segurança do país.

Esta foi a terceira vez que a ANAC participou do Exercício Guardião Cibernético. No âmbito do transporte aéreo, também estiveram envolvidos o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), os operadores dos Aeroportos Internacionais do Galeão e Guarulhos, assim como representantes das empresas aéreas GOL Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.

No primeiro dia do evento, foram conduzidos seminários para proporcionar aos participantes uma compreensão do funcionamento do evento e dos setores que integraram o exercício. Nos três dias seguintes, os participantes se envolveram em exercícios e simulações construtivas de ataques virtuais. O último dia foi dedicado à revisão das atividades e à avaliação dos exercícios.

Além das simulações, neste ano foi também realizado um gabinete de crise do setor aéreo em caráter piloto, contando com a participação de profissionais de alta gestão de várias entidades ligadas ao transporte aéreo. A contribuição da ANAC para esse gabinete de crise foi notável.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias