Antonov An-124 leva da Ucrânia para os EUA um lançador de mísseis HIMARS danificado na guerra

O gigante Antonov An-124 Ruslan foi visto nos EUA desembarcando um sistema lançador múltiplo de mísseis HIMARS vindo da Ucrânia. O HIMARS é um sistema lançador múltiplo de mísseis (MLRS) fabricado nos EUA e concorrente do brasileiro ASTROS.

Utilizado pelo Exército e Fuzileiros do seu país natal, o HIMARS ficou mundialmente conhecido na Ucrânia, após ter sido doado pelos EUA como parte do esforço de defesa contra a invasão russa.

Com capacidade de lançar foguetes à longa distância e também mísseis guiados, o HIMARS tem causado bastante estrago nas posições russas. Por outro lado, a Rússia tem clamado a destruição de vários desses sistemas, mas sem prova fotográfica e colocando números superiores ao de sistemas entregues para o EUA.

Enquanto um HIMARS é pequeno suficiente para caber numa aeronave C-130 Hércules, ele também é transportado em aviões maiores como o An-124. E assim foi flagrado no Aeroporto de Harrisburg, na Pensilvânia.

Este aeroporto é conhecido do público por ser uma das bases de operação do governo americano durante o incidente na Usina Nuclear de Three Mile Island em 1979, mas também é utilizado para o envio do HIMARS por ser o aeroporto de grande porte mais próximo da fábrica da Lockheed Martin de Archbald, no mesmo estado.

E foi neste domingo, dia 11 de fevereiro, que novamente um Antonov An-124 pousou no Aeroporto de Harrisburg, mas desta vez não vazio, já que trazia consigo 2 caminhões lançadores do sistema HIMARS.

Pelas imagens feitas por spotters locais foi possível ver que os caminhões estavam danificados com marcas de projéteis na cabine, pneu furado e um sem uma roda. Desta maneira foi confirmado as primeiras unidades danificadas em combate do HIMARS. É esperado que estes caminhões sejam reparados na Lockheed Martin e enviados de volta para o front.

Também foram embarcados outros veículos militares, mas sem armas, como parte do novo pacote de apoio aprovado pelo congresso americano para a Ucrânia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Lançadas no CE as primeiras turmas do Curso Básico de Pilotagem...

0
Segundo descrito pelo Instituto cearense, este é o primeiro curso gratuito no segmento. A formação será realizada na sede do CVT Canindé e