Completado o teste de túnel de vento da aeronave eVTOL feita pela Eve, da Embraer

Modelo em escala do eVTOL, fixado de cabeça para baixo no túnel de vento – Imagem: Eve

A Eve Air Mobility, empresa especializada em mobilidade aérea avançada, fundada na Embraer, informa que concluiu recentemente o teste de túnel de vento de seu veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

A fabricante informa que o teste, realizado em um túnel de vento perto de Lucerna, na Suíça, utilizou um modelo em escala da aeronave eVTOL de Eve, que deve entrar em serviço em 2026.

O teste de túnel de vento, uma importante ferramenta de engenharia usada no desenvolvimento de uma aeronave, permite que os engenheiros monitorem o fluxo de ar sobre e ao redor do veículo e cada uma de suas partes individuais. Também é usado para medir as forças e momentos aerodinâmicos que atuam no veículo, permitindo que a equipe avalie a sustentação, a eficiência, as qualidades de voo e o desempenho do veículo.

Ele fornece uma visão única do comportamento aerodinâmico de geometria complexa e fornece um nível mais alto de validação das características do projeto.

O principal objetivo do teste foi investigar e validar como os componentes, incluindo fuselagem, rotores, asa, cauda e outras superfícies, se comportariam em voo.

Os testes fazem parte de um esforço de aquisição de dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas de desenvolvimento e modelos, e para isso, também inclui outros artigos de teste, como plataformas fixas e móveis, veículos voadores e outros testes em túnel de vento.

A equipe de engenharia de Eve usará os dados coletados nos testes de túnel de vento para continuar a desenvolver as leis de controle do eVTOL, levando ao desempenho ideal e ao conforto do passageiro.

“A conclusão do teste do túnel de vento é um importante marco de engenharia à medida que continuamos o desenvolvimento do nosso eVTOL”, disse Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve Air Mobility. “As informações que obtivemos durante esta fase de desenvolvimento nos ajudaram a refinar ainda mais as soluções técnicas de nosso eVTOL antes de nos comprometermos com ferramentas de produção e protótipos conformes. Nosso objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL aerodinâmico e eficiente que será usado para uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana”.

O eVTOL de Eve é 100% elétrico e tem um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), permitindo que ele complete uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana. Seu design centrado no ser humano garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, do piloto e da comunidade, minimizando o ruído.

A aeronave possui uma configuração de elevação + cruzeiro, com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, portanto, sem precisar de componentes necessários para mudar de posição durante o voo.

No início, o eVTOL será pilotado, mas já estará pronto para operações autônomas no futuro.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias