Anúncio de novas ferramentas nas operações da Azul é destaque da SITA durante a ALTA AGM

Cancún, México – Falando à imprensa durante as atividades da Assembleia Geral Anual (AGM) da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que ocorre de hoje, 22 de outubro, até terça-feira, 24, em Cancún, no México, a SITA, empresa fornecedora de TI da indústria de transporte aéreo, anunciou novidades em relação à Azul Linhas Aéreas.

A conferência foi realizada por Carlos Viana, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da SITA para o setor de aeronaves nas Américas, que destacou o exemplo de sucesso da companhia brasileira, pois ela já utiliza soluções da SITA desde antes de seu primeiro voo, em 2009, e tem obtido resultados significativos ao longo desse período.

Carlos Viana, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da SITA para o setor de aeronaves nas Américas

E dando continuidade à parceria, foi revelado que a Azul celebrou um acordo experimental para os produtos SITA eWAS e SITA OptiClimb, em um teste que avaliará o desempenho e os benefícios potenciais de ambos os sistemas.

A Azul já está usando ativamente o SITA Mission Watch, voltado aos despachantes operacionais, o que a tornou a primeira companhia aérea nas Américas a fazê-lo.

Enquanto o SITA Mission Watch é feito sob medida para despachantes, o SITA eWAS e o SITA OptiFlight apoiam os pilotos. Juntos, eles possibilitam operações de voo mais inovadoras e econômicas para a Azul.

Exemplo da interface do SITA eWAS

Ao colaborar com a SITA, a Azul já está obtendo economias significativas de custos, redução de emissões de carbono e maior eficiência operacional, resultando na redução do tempo de inatividade de aeronaves devido a perturbações meteorológicas em sua frota de 177 aeronaves.

Uma proporção significativa (até 75%) dos atrasos no tráfego aéreo resulta de condições meteorológicas adversas, custando bilhões às companhias aéreas todos os anos em despesas adicionais de combustível, custos de tripulação e despesas de manutenção.

As ferramentas de conscientização meteorológica da SITA, SITA Mission Watch e SITA eWAS, contam com a confiança de mais de 50.000 pilotos e despachantes em todo o mundo e agora estão preparadas para causar um impacto substancial na companhia aérea Azul. A SITA estima que as companhias aéreas podem reduzir o tempo que as aeronaves passam em terra devido a atrasos meteorológicos em até 60% se tiverem acesso às soluções certas.

Tanto o SITA Mission Watch quanto o SITA eWAS oferecem exclusivamente feeds meteorológicos de múltiplas fontes, fornecendo previsões meteorológicas precisas em 4D e atualizações em tempo real de várias fontes, para alertar preventivamente sobre perigos climáticos, como tempestades, relâmpagos, turbulência em céu claro, ventos fortes, formação de gelo e até cinzas vulcânicas.

O SITA OptiFlight, por sua vez, otimiza todas as fases de um voo, incluindo a subida, que é a fase que mais consome combustível de qualquer voo. Para a Azul, isso se traduz em uma economia média anual de combustível de 5% durante a subida em cada voo.

Segundo a SITA, o OptiFlight consegue isso porque é a única solução de aprendizado de máquina do setor que fornece velocidades de subida otimizadas e recomendações de nível de voo de aceleração para cada subida. Ele se baseia em modelos de desempenho específicos das aeronaves, alimentados com previsões meteorológicas 4D e informações do plano de voo operacional para prever cenários de consumo de combustível.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias