Ao pousar no Aeroporto de Campinas-Viracopos, Boeing 747 teve vazamento e ficou por meia hora parado

Em cenas do vídeo abaixo, o Boeing 747 parado na taxiway Foxtrot e, no destaque, as equipes limpando a taxiway – Imagens: canal Golf Oscar Romeo

Um incidente com um grande avião Boeing 747 aconteceu na noite da última quinta-feira, 21 de setembro, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e todo o desdobramento da ocorrência foi captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, conforme a gravação apresentada a seguir. Abaixo do vídeo, leia mais informações sobre o caso.

Como visto nas cenas acima, o Jumbo Jet da companhia europeia Cargolux pousou pela cabeceira 15 por volta das 21h50, porém, após livrar a pista, parou na taxiway Foxtrot e os pilotos informaram à controladora de tráfego aéreo sobre um vazamento.

O aviso do piloto não foi captado no vídeo, pois ele já havia trocado para a frequência de solo. Porém, a controladora, na frequência da torre, avisou ao próximo avião, um voo da Azul que chegava para pouso, que ele deveria arremeter, pois o piloto informou sobre um vazamento.

Na sequência, a gravação mostra o avião da Azul arremetendo e, logo depois, uma viatura do aeroporto inspecionando a pista. Não foi encontrado nenhum fluido na pista, permitindo que as operações de pousos e decolagens continuassem ocorrendo normalmente.

Entretanto, o Boeing 747 da Cargolux perdeu grande quantidade de combustível na posição de parada na taxiway Foxtrot, e também mais à frente, na taxiway Charlie, quando taxiou até a segunda posição de parada.

Ao longo do resto do tempo de filmagem, é possível ver caminhões de bombeiros trabalhando em verificações ao redor do avião na taxiway Charlie, um avião cargueiro pousando e fazendo “back track” (taxiamento de retorno pela pista) por causa da taxiway impraticável e equipes do aeroporto e dos bombeiros limpando as taxiways.

O Jumbo Jet ficou parado na taxiway Charlie por cerca de meia hora, até 22h30, e os trabalhos de limpeza seguiram até próximo da meia-noite.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos

Iniciado pelo Aeroporto de Viracopos o Projeto “Guardiões de VCP”, voltado...

0
A ação consiste na realização de atividades e palestras que visam promover a conscientização sobre os perigos das interferências externas