Apenas um avião de passageiros ainda voa com as cores da LAN, empresa que se fundiu com a TAM

Foto de Venkat Mangudi, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um último Boeing 787-9 ainda voa nas cores da LAN Airlines oito anos após a companhia aérea chilena ter sido rebatizada como LATAM e fundida com a brasileira TAM. Este avião, que é considerado um pequeno pedaço da história da aviação latino-americana e atua como se fosse um retrojet.

Como detalha o site chileno Aero-Naves, o jato, de matrícula CC-BGI, realizou seu primeiro voo há quase oito anos, em fevereiro de 2016, e foi entregue à companhia aérea em 30 de março do mesmo ano, diretamente da fábrica da Boeing em Everett.

Atualmente, não há outros aviões de passageiros pintados com a marca da LAN em operação, o que faz do CC-BGI um objeto de curiosidade para os viajantes e entusiastas da aviação. No entanto, isso deve mudar em breve, pois o avião deve assumir a pintura da LATAM em sua próxima inspeção.

Com esta mudança, desaparecerão os últimos traços da antiga companhia aérea chilena nos voos de passageiros, deixando apenas dois Boeing 767-300F (de carga) pintados com o logotipo da estrela.

A LAN anunciou a mudança de sua imagem corporativa para LATAM quase oito anos atrás, com o objetivo de consolidar a fusão com a TAM e criar uma marca que representasse todas as culturas e identidades dos países onde operava. A mudança da marca da frota para a nova identidade da LATAM começou em meados de 2016 e continuou gradualmente ao longo dos anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias