Passageiros são colocados no avião errado e quase vão parar a 2.500 km de distância do seu destino

Passageiros de um voo da Iberia enfrentaram confusão e atrasos depois de embarcarem no avião errado. O incidente ocorreu no dia 2 de janeiro, num voo saindo de Valladolid com destino a Palma de Maiorca. Os passageiros foram informados, já dentro do avião, que estavam a bordo de uma aeronave prevista para realizar o voo IB-8570 rumo a Tenerife Norte, 2.500 km de distância do destino esperado.

A situação causou frustração especialmente devido ao fato de muitos passageiros estarem regressando de férias ou possuírem compromissos e o atraso provocado pelo equívoco foi de mais de uma hora.

As pessoas tiveram que desembarcar, recolher suas bagagens e novamente passar por todo o procedimento de segurança antes de embarcar no voo correto, o IB-8429, que foi operado por outro avião da Iberia Regional, um CRJ-1000 com a matrícula EC-LKF.

Como relata o Diario de Mallorca, a tripulação do voo pediu desculpas pelo ocorrido, mas, segundo relatos, os membros da equipe de solo teriam reagido com risos às preocupações manifestadas pelos passageiros, o que agravou a insatisfação com o episódio.

Este incidente adicionou-se a uma série de problemas enfrentados pela Iberia devido a greves de trabalhadores dentro da empresa, que causaram interrupções de voos para milhares de viajantes durante o período de férias. Apesar dos contratempos, a companhia aérea relatou ter conseguido solucionar 90,9% das situações de passageiros afetados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias