Jatinho da FAB faz passagens baixas após voos de drone em aeroporto mineiro

Após voos de drone calibrarem um sistema de luzes de pouso em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, foi a vez de um jatinho da FAB fazer passagens baixas para aferição.

Divulgação – FAB

As passagens baixas foram realizadas na tarde desta quinta-feira, 18 de janeiro, pelo avião Embraer IU-50 (Legacy 500/Praetor 600), modificado para inspeção em voo.

A aeronave pertence ao Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV da Força Aérea Brasileira, sediado no Rio de Janeiro, que viaja o país fazendo aferição de instrumentos e procedimentos aéreos.

Recentemente, a aferição do PAPI, que são as luzes que ficam ao lado da pista do aeroporto para dar orientação de rampa ideal para pouso e aproximação para os pilotos, havia sido feita por drones de uma empresa contratada para o serviço, como noticiou o AEROIN.

Tudo isso faz parte das etapas que antecedem a volta dos voos da Azul Linhas Aéreas, que fez uma série de exigências para que fossem retomados os voos de ATR 72-600 da cidade do centro-oeste mineiro para Campinas em São Paulo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias