Apesar de tentar levar os Sukhoi SSJ mexicanos de volta, Rússia conclui que é inviável

A Irkut, empresa estatal de construção de aviões russa, se pronunciou recentemente em relação à proposta de devolução à Rússia das aeronaves da SuperJet (SSJ) pertencentes à companhia aérea mexicana falida Interjet, relatou a agência RIA Novosti.

De acordo com a assessoria de imprensa da Irkut, essa possibilidade é praticamente nula. Isso se deve ao fato de que as aeronaves perderam a aeronavegabilidade após a empresa começar a ter problemas financeiros e encostar os equipamentos.

Diante disso, antes da imposição das sanções foi dado como possível o retorno da aeronavegabilidade, mas o custo seria muito alto. Com as sanções e dada toda a burocracia envolvida no processo de falência, a disponibilização de peças de reposição ficou muito mais difícil, inviabilizando o negócio.

“Agora que o tempo passou desde o encerramento da operação, o retorno é técnica e juridicamente inviável”, falou a assessoria de imprensa da Irkut.

Se fosse possível levar as aeronaves de volta à Rússia, elas poderiam servir às empresas locais, que sofrem com as sanções e vão precisar aumentar suas frotas ou, pelo menos, ter aeronaves reservas para seguirem com os serviços em operação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Várias instalações do aeroporto Eppley Airfield, de Omaha, nos Estados Unidos, sofreram danos significativos quando...