Após aprendizes trabalharem como comissários de voo ganhando pouco, aérea será multada

Imagem: Frans Berkelaar, CC BY 2.0, via Flickr

O regulador trabalhista holandês anunciou que irá multar uma companhia aérea de baixo custo Transavia após ter descoberto que a transportadora contratou um grupo de aprendizes para trabalhar como comissários de bordo em tempo integral no verão passado.

Após a investigação da Nederlandse Arbeidsinspectie, a companhia de baixo custo, subsidiária do Air France-KLM Group, assumiu a prática.

Na Holanda, jovens adultos podem frequentar cursos vocacionais e é precisamente o que foi observado pelo AeroTELEGRAPH, no entanto, no caso da empresa aérea, os aprendizes concluíram o curso de tripulantes de cabine e foram colocados para trabalhar como comissários de bordo, recebendo salários mais baixos.

Uma estimativa indica que 60 alunos de cinco faculdades diferentes teriam sido contratados pela Transavia.

De acordo com um comunicado da autoridade de inspeção do trabalho, “ao invés do treino se tornando o foco, o estágio tornou-se centrado nas tarefas e não na aquisição de conhecimentos”. Por causa dos últimos acontecimentos, a Transavia será multada e terá de pagar salários corretos ​​aos aprendizes com quem manteve relação laboral entre fevereiro e junho de 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias