Jato de passageiros A330 decola da Ucrânia após ficar mais de um ano encalhado pela invasão russa

Foto via Aviacionline

Um Airbus A330-300 pertencente à empresa maltesa SmartLynx Airlines, que estava encalhado em Lviv desde o início da invasão russa da Ucrânia, tornou-se a quarta aeronave civil evacuada com sucesso do país, conforme relatado pela mídia ucraniana.

A aeronave, matriculada como 9H-SME, partiu em 1 de junho, e aterrissou em Varsóvia às 7h16 locais, segundo informações fornecidas por aplicativos de rastreamento de voos. Por motivos de segurança, o jato voou baixo e com o ADS-B desligado até chegar na fronteira com a Polônia, quando então passou a ser rastreado pelas ferramentas online.

Depois de passar várias horas no aeroporto que serve a capital da Polônia, o Airbus A330-300 partiu para Chateauroux, na França. Lá, ele passará pelas inspeções e manutenções necessárias para esses casos, detalhou o Aviacionline.

A aeronave havia chegado a Lviv em 23 de fevereiro de 2022, um dia antes do início da invasão russa. A Windrose, transportadora ucraniana que opera serviços de fretamento, havia alugado para realizar voos de carga. O fechamento do espaço aéreo e a constante ameaça de possíveis ataques fizeram com que ficasse parado por mais de dois anos.

A evacuação de aeronaves civis dos aeroportos ucranianos é uma tarefa desafiadora. O espaço aéreo permanece fechado, portanto as aeronaves só podem voar sob procedimento especial e com autorização. Até agora, apenas quatro operações desse tipo foram realizadas com sucesso.

A primeira evacuação de Lviv ocorreu em 2 de abril de 2022, quando um ATR 72 da Windrose foi levado com sucesso para Varsóvia. Em 13 de setembro, a Wizz Air evacuou com sucesso o Airbus A320 registrado como HA-LWS, que posteriormente pousou em Katowice, também na Polônia.

Em 4 de abril de 2023, a companhia aérea ucraniana SkyUp conseguiu evacuar o Boeing 737-800 registrado como UR-SQP do Aeroporto Internacional Boryspil em Kiev, que permanece completamente fechado para operações comerciais. A aeronave voou para a Romênia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho