Após atuação do SNA, relator dá parecer contrário à emenda de terceirização dos tripulantes

Divulgação – SkyWest Airlines

O deputado federal Alencar Santana (PT/SP), relator do PL 2835/2019 na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, deu parecer contrário à emenda que permite a terceirização dos tripulantes, que foi inserida no projeto na CFT (Comissão de Finanças e Tributação).

Desde que o projeto recebeu a emenda prejudicial aos aeronautas na CFT, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se mobilizou junto aos deputados para que fosse reconhecido o vício do projeto, já que uma emenda trabalhista foi inserida em uma comissão de finanças.

O deputado relator deu parecer favorável ao PL, mas apontou injuridicidade na emenda aprovada na CFT, ou seja, ela não tem legitimidade pois trata sobre matéria estranha às competências daquela Comissão. Desta forma, as demais emendas relacionadas ao tema ficam prejudicadas.

“O SNA agradece o deputado Alencar Santana (PT / SP), que foi sensível às solicitações dos aeronautas e deu parecer contrário à emenda nociva à categoria”, disse a entidade que representa os tripulantes.

O relatório deve ser votado pelos membros da CCJC ainda este ano. O SNA continua monitorando a tramitação e disse que irá convocar a categoria em momento oportuno para se mobilizar pela aprovação do relatório com parecer contrário à emenda de terceirização.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias