Como mostrado no AEROIN em 6 de janeiro, um Boeing 737 sofreu uma colisão de cauda com a pista, o chamado “tail strike”, no momento do pouso no Aeroporto Internacional Ástor Piazzolla, de Mar del Plata, Argentina.
Na ocasião, a ocorrência com o avião 737-800 da companhia argentina Flybondi, registrado sob a matrícula LV-KJE, foi gravada por um passageiro, cuja filmagem captou o forte impacto na hora da aterrissagem (clique aqui ou no título ao final desta matéria para assistir novamente ao vídeo).
As imagens da aeronave permitiram notar que os danos foram bastante grandes, com muitas chapas da fuselagem raspadas e amassadas, porém, se já não bastassem estas consequências, a fuselagem sofreu mais um dano em um momento posterior.
A mídia argentina reporta que o 737-800 estava sendo submetido a um reparo, talvez não definitivo, mas sim provisório para um voo especial de reposicionamento para o local onde seria submetido à manutenção plena, quando foi atingido por uma plataforma elevatória.
O impacto do equipamento, que era utilizado para o reparo provisório, resultou em um grande rasgo na lateral esquerda da fuselagem, de forma que o avião agora precisará de mais intervenções de manutenção até que possa retornar ao céu.
The recovery of Flybondi Boeing 737-8Q8 plane (LV-KJE) , that suffered a tailstrike during landing on runway 31 of the Mar del Plata International. Airport, BA (MDQ), has become further complicated, as the aircraft has received a new damage while being repaired for the old tail… https://t.co/Bsa1axPvp3 pic.twitter.com/W7byCYu7RV
— FL360aero (@fl360aero) April 13, 2024
As plataformas de rastreamento online de voos indicam que o LV-KJE segue parado em Mar del Plata até este domingo, 14 de abril, mais de 3 meses após a ocorrência.