Após colisão com ave no Aeroporto de Guarulhos, assista à arremetida e subida quase simultânea de dois aviões

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma cena pouco comum de se ver no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, de dois aviões subindo praticamente de forma simultânea, foi registrada na manhã desta última sexta-feira, 16 de junho, por uma das câmeras ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, após um reporte de colisão com ave e uma arremetida, como pode ser visto novamente no vídeo abaixo.

A gravação mostra que um Boeing 737, que aterrissou às 08h09, teve uma possível colisão com ave, reportada pelo piloto ao controlador de tráfego aéreo após o pouso pela pista 28L.

Com isso, outro Boeing 737, que pousaria às 08h13 na 28L, foi instruído a arremeter devido à inspeção de pista que seria feita para avaliar se havia restos da ave que precisariam ser retirados para garantir a segurança das operações.

Porém, como um Airbus A321 decolava da pista 28R no mesmo momento, os aviões foram vistos subindo praticamente ao mesmo tempo. Acompanha na gravação a seguir toda a sequência descrita:

A título de curiosidade, vale lembra que, em abril deste ano, o Aeroporto Internacional de São Paulo foi validado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para realizar decolagens sucessivas de pistas paralelas, uma operação pioneira no Brasil para aeroportos com separação entre os eixos das pistas inferior a 760 metros, em que não se pode aplicar os critérios já previstos em regulamentação nacional para Decolagens Paralelas Independentes.

Com isso, em momentos de maior desbalanceamento de operações, em que haja mais decolagens do que pousos, as duas pistas podem ser utilizadas de maneira quase simultânea para as partidas, com defasagens de início de corrida de decolagem dos dois aviões, para agilizar o fluxo de saídas.

Mais detalhes sobre essa tipo de operação em Guarulhos podem ser vistos novamente neste link ou no título disponibilizado logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias