Após ferramenta ficar desaparecida por 8 semanas, ela foi encontrada em motor do gigante Airbus A380

Airbus A380 da Qantas – Imagem: tupungato, via Depositphotos

Investigadores de acidentes de aviação australianos iniciaram uma investigação sobre uma ocorrência envolvendo uma ferramenta encontrada alojada no motor de um superjumbo Airbus A380 da Qantas Airways, que permaneceu indetectada por até oito semanas, até ser descoberta durante a manutenção de rotina.

O Escritório Australiano de Segurança nos Transportes (ATSB, na sigla em inglês) anunciou na última segunda-feira (4) sua investigação sobre o incidente depois que engenheiros descobriram a ferramenta, em 2 de fevereiro, no Aeroporto Internacional de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Identificada como uma ferramenta de virar compressor, ela foi encontrada atrás das pás do fan (ventilador frontal) do motor número 1 do A380 da Qantas, registrado sob a matrícula VH-OQI, que está estocado no local.

De acordo com as conclusões preliminares do ATSB, a ferramenta estava desaparecida desde 6 de dezembro de 2023, sugerindo que estava alojada no motor por uma duração considerável antes de sua detecção.

A Qantas respondeu prontamente à descoberta, com um porta-voz enfatizando a seriedade da companhia em abordar o assunto. “Levamos esse problema extremamente a sério“, afirmou o porta-voz. “Após descobrirmos a ferramenta, a reportamos prontamente ao ATSB e cooperaremos totalmente com sua investigação.

A companhia aérea esclareceu que a ferramenta, descrita como um pedaço de plástico flexível, não gerou qualquer consequência que possa impactar a operação futura do motor.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Com direito a bolo, Lufthansa Technik Malta concluiu seu 1º trabalho...

0
A Revisão C ocorreu apenas alguns meses após o anúncio de que a LTM expandiria seu portfólio de produtos para a aeronave 787.