Após ficar apenas seis horas no Brasil, Elon Musk decola de volta em seu jatinho

A rápida e inesperada visita do bilionário Elon Musk ao Brasil foi o assunto do dia, mas o sul-africano já está voltando para os EUA.

O bilionário é o líder da Tesla, SpaceX e, recentemente, fez uma oferta de compra do Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo. No entanto, sua visita ao Brasil não teve muita relação com essas empresas, e sim com seu emprendimento Starlink, que já tem uma operação pequena no país desde o início do ano, com um inegável potencial de crescimento.

O Starling é um sistema de satélites que oferece internet rápida, virtualmente em qualquer lugar do globo, incluindo locais remotos, se aproveitando de uma rede de satélites de baixa altitude (orbitando a Terra a cerca de 550 km). Segundo a imprensa brasileira tem divulgado, Musk deve ampliar o escopo do projeto no Brasil, levando sua conexão para regiões isoladas da Amazônia.

Desta forma, como parte desse intento, o bilionário veio ao Brasil e esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro e empresários. O encontro aconteceu em Porto Feliz, no interior de São Paulo. O empresário aterrissou no aeroporto Catarina, em São Roque, a bordo de seu jatinho Gulfstream G650ER avaliado em US$66 milhões de dólares.

O local onde pousou, distante o suficiente da capital paulista para evitar o intenso trânsito é um dos aeroportos mais novos do país e já habilitado para voos internacionais. O G650ER pousou às 9h da manhã, mas às 15h, pouco mais de seis horas depois, já estava decolando novamente de volta ao Texas, onde o empresário mora atualmente.

O avião está bloqueado na maioria dos rastreadores de voos, mas não no ADS-B Exchange, onde é possível acompanhar seu trajeto, a depender do sinal. Uma conta no Twitter, identificada como @ElonJet, também acompanha o avião do magnata, ainda que a seu contragosto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias