Após forte odor a bordo, passageiros sofrem queimaduras químicas em voo em aeronave Mi-8

Helicóptero Mi-8, semelhante ao envolvido – Imagem ilustrativa – Fonte: Igor Dvurekov / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O comitê de investigação dos transportes da Rússia informou nesta quinta-feira, 13 de abril, que está avaliando as circunstâncias de queimaduras químicas sofridas por passageiros de uma aeronave Mi-8.

Foi estabelecido que na última terça-feira, 11 de abril de 2023, durante a operação do helicóptero Mi-8, que voava na rota Srednekolymsk-Chersky, os passageiros sentiram um forte cheiro de querosene. Havia 22 passageiros a bordo da aeronave.

Ao chegarem ao seu destino, 3 passageiros procuraram atendimento médico no hospital, onde foram constatadas, durante o exame, queimaduras químicas nos membros inferiores.

De acordo com o comitê, o motivo preliminar do incidente é a entrada de combustível de aviação nos assentos, como resultado de diferenças de temperatura e a liberação de combustível pelo sistema de drenagem.

Sobre esse fato, o Departamento de Investigação de Yakut está conduzindo uma verificação pré-investigação de acordo com a Parte 1 do art. 238 do Código Penal da Federação Russa, que trata de prestação de serviços que não atendem aos requisitos de segurança da vida ou saúde dos consumidores.

Os investigadores estão realizando as medidas de verificação necessárias para estabelecer todas as circunstâncias e causas do incidente. Também, durante a auditoria, será feita uma avaliação da qualidade dos serviços prestados pela empresa para o transporte de passageiros.

O comitê não especificou qual é a empresa aérea responsável pela operação do helicóptero envolvido no incidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias