Início Aeroportos

Após incidente com animal, aeroporto de Maricá (RJ) contratará veterinário

Fachada do aeroporto de Maricá (RJ) – Imagem: Prefeitura de Maricá/Divulgação

Após um incidente ocorrido com um animal no final do mês de maio, a administração do aeroporto Laélio Baptista, em Maricá, no Rio de Janeiro, divulgou que irá contratar serviços de atendimento clínico veterinário especializado em animais silvestres, para evitar casos danosos à fauna e flora.

Assim como informado anteriormente pelo AEROIN, no dia 29 de maio uma aeronave bimotor turboélice do modelo Beechcraft King Air C90GT, que tinha como origem o aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, colidiu com uma capivara por volta das 22h59, de acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Colocando em conta o incidente e a localização do aeroporto e as condições de seu entorno que podem favorecer a presença de fauna nas dependências do local, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), administradora do aeroporto, que já contava com trabalhos de manejo da fauna desde fevereiro no aeroporto, publicou no Jornal Oficial de Maricá no dia 30 de junho um aviso de licitação de contratação de serviços de atendimento clínico veterinário especializado em animais silvestres.

Por se tratar de uma companhia pública, veiculada à Prefeitura de Maricá, a contratação do serviço é feita por meio de licitação, que está agendada para o dia 25 de julho, às 10h. Para os interessados, o edital completo pode ser solicitado à Codemar por meio do e-mail: licitacoes@codemar-sa.com.br.

Remodelado e reinaugurado em 2018, o aeroporto de Maricá (SBMI) iniciou, em março de 2022, as operações de transporte offshore dos trabalhadores da Petrobras e da Omni para as plataformas de petróleo da Bacia de Santos. Recebe 16 voos diários e tem capacidade para mil passageiros. Em breve, será ampliada a capacidade para voos comerciais de até 72 passageiros.

Leia mais: