Nesta manhã de quarta-feira, 24 de abril, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu um comunicado sobre sua prestação de serviços, em decorrência da invasão do sistema da Secretaria do Tesouro Nacional, amplamente repercutida na mídia nacional desde ontem.
O governo identificou um desvio de R$ 3,5 milhões em recursos do Ministério da Gestão e da Inovação em Recursos Públicos, dos quais R$ 2 milhões foram recuperados, depois da invasão do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
Segundo explica a agência reguladora da aviação brasileira, ela prestará, temporariamente, seus serviços sem a necessidade da comprovação dos pagamentos das taxas associadas. Posteriormente, fará as devidas cobranças.
Confira a seguir a nota da ANAC:
“Devido à recente invasão a sistema da Secretaria de Tesouro Nacional, o recebimento de TFAC por GRU, PIX e outras modalidades de pagamento encontra-se temporariamente indisponível.
Para não afetar operadores aéreos e organizações de manutenção, procederemos à execução dos serviços sem confirmação dos pagamentos até que os sistemas sejam normalizados.
Posteriormente, a ANAC enviará a cobrança do pagamento do serviço prestado por meio de Ofício.”