Após Mexicana de Aviación decolar novamente, sua subsidiária regional inicia voos com o ERJ-145

Imagem: Governo de Tamaulipas

Na última terça-feira (26), a Mexicana de Aviación marcou um momento histórico com o retorno aos céus após treze anos, estabelecendo sua subsidiária regional que iniciou voos regulares para um segundo destino, Ciudad Victoria (CVM), utilizando a aeronave Embraer ERJ-145 de matrícula XA-AFH.

O voo inaugural QR-8052 pousou no Aeroporto General Pedro José Méndez às 10h36, horário local, e foi acompanhado por autoridades municipais e estaduais. A relevância desse evento não é apenas pelo retorno da Mexicana de Aviación, mas também pela substituição dos voos da AeroMexico, programada para suspender suas operações em 7 de janeiro de 2024. A AeroMexico, até então, operava cinco voos semanais a partir da Cidade do México (AICM) com aeronaves Embraer 190.

O governador de Tamaulipas, Américo Villarreal Anaya, expressou sua satisfação com a rápida resposta ao pedido do presidente e do secretário de defesa, garantindo a presença e conectividade da Mexicana de Aviación na região. A expectativa é que a entrada da nova companhia aérea contribua significativamente para a melhoria da conectividade em Ciudad Victoria, que havia perdido o serviço aéreo regular.

Villarreal Anaya enfatizou os benefícios esperados para o tráfego de passageiros, atividades governamentais, desenvolvimento econômico e empresas, prevendo uma melhoria na qualidade de vida para os residentes locais.

Após a cerimônia de chegada, o voo de retorno, QR-8053, partiu para a Cidade do México com 50 passageiros a bordo, segundo informa o Aviacionline.

Link Air Connection

A Mexicana de Aviación lançou a subsidiária regional chamada “Link Air Connection”, que voará para destinos com menor tráfego de passageiros, alguns dos quais são rotas inéditas, utilizando aeronaves Embraer ERJ-145 sob um acordo Wet-Leasing com a TAR Aerolíneas. Atualmente, sabe-se que a matrícula XA-AFH será uma das duas aeronaves da Embraer na frota da companhia aérea regional.

A subsidiária regional operará voos para oito destinos, sendo Ixtepec, Ciudad Victoria, Uruapan e Palenque os únicos sem concorrência direta. A Mexicana de Aviación também opera oito destinos com aeronaves Boeing 737-800: Campeche, Chetumal, Mazatlán, Mérida, Monterrey, Puerto Vallarta, Tijuana e Tulum.

Segundo o sistema de reservas da companhia aérea, a Link Air Connection terá inicialmente 80 voos semanais para 16 destinos, o equivalente a três voos diários. Esta é uma redução significativa em relação aos planos iniciais anunciados em outubro, que previam até 386 voos semanais e uma oferta de mais de 69 mil lugares semanais.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias