Reino Unido está oferecendo treinamento básico para futuros pilotos ucranianos de F-16

Piloto ucraniano indo até a aeronave Grob Tutor – Imagem: Royal Air Force

O Reino Unido começou a fornecer treinamento básico a pilotos de combate ucranianos como parte de sua contribuição para a Coalizão Internacional para a Capacidade das Forças Aéreas da Ucrânia. O Ministério da Defesa britânico relata que a primeira turma de pilotos ucranianos está atualmente recebendo instrução da Royal Air Force (RAF), abrangendo tanto treinamento de voo quanto aulas de língua inglesa.

Esse projeto, iniciado em agosto, tem como objetivo fortalecer as capacidades aéreas da Ucrânia por meio da colaboração de aliados e parceiros. A RAF liderou o treinamento, marcando um marco significativo no esforço conjunto para equipar a Ucrânia com uma força aérea moderna, focada na aeronave de combate F-16 de quarta geração.

Segundo informa o Aviacionline, a primeira fase do programa consistiu em treinamento linguístico e de voo no Reino Unido, seguida por uma etapa adicional na Dinamarca, onde os pilotos ucranianos aprendem a operar caças F-16. Seis pilotos ucranianos experientes em combate foram selecionados para receber treinamento específico em língua inglesa, aprimorando assim sua capacidade de participar do treinamento e apoio da coalizão.

Além disso, dez outros pilotos ucranianos participaram do treinamento linguístico no Reino Unido e permanecem no país para continuar com o treinamento prático básico de voo. Esse treinamento abrange tópicos essenciais, como medicina aeronáutica e tolerância a altas forças G.

Grant Shapps, secretário de defesa do Reino Unido, destacou a importância dessa colaboração, afirmando: “Juntos estamos indo além e garantindo que a Ucrânia tenha, no futuro, uma força aérea moderna“. Esse avanço, combinado com a liderança da RAF, representa um passo significativo na atualização das capacidades aéreas ucranianas herdadas da era soviética.

O programa de treinamento é projetado para fornecer aos pilotos em treinamento os conhecimentos necessários para avançar para a próxima fase de treinamento com nações parceiras e adotar uma abordagem padrão de voo da OTAN. As aulas práticas em aeronaves Grob Tutor, com instrutores experientes da RAF, abrangem procedimentos gerais de manejo, voo instrumental, navegação em média e baixa altitude e voo em formação.

Além do treinamento de pilotos, dezenas de técnicos aeronáuticos ucranianos estão recebendo treinamento em inglês, com foco específico em engenharia aeronáutica. Após concluir o treinamento com a RAF, os pilotos passarão a receber instrução avançada de voo supervisionada pela Dinamarca, Países Baixos e Estados Unidos, líderes da Coalizão para a Capacidade da Força Aérea.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias