Após telhados voarem por causa de aviões, aeroporto inicia plano para aumentar segurança de moradores

Imagem meramente ilustrativa

Na última semana, foram iniciadas a obras de reforço do telhado da primeira residência em Geverik, como parte do projeto piloto “Ancoragem Preventiva de Telhas no Aeroporto de Maastricht-Aachen”. A iniciativa, conduzida pelo aeroporto, pelo município de Beek e pela província de Limburgo, visa mitigar o risco de danos causados por vórtices e aumentar a sensação de segurança na região.

Segundo matéria publicada pelo Luchtvaartnieuws, nos últimos anos foram registrados casos em que o vórtice gerado por aeronaves ao decolar fez com que telhas se soltassem de telhados.

O vórtice, ou turbulência de esteira, é causado pelas forças aerodinâmicas atuantes na aeronave, necessárias para mantê-la em voo. Essas forças formam vórtices circulares na ponta das asas que, sob determinadas condições, podem desalojar as telhas.

De acordo com o Aeroporto de Maastricht-Aachen, essa é uma situação indesejável tanto para a população local, quanto para a gestão do aeroporto, do município de Beek e da província de Limburgo. Por isso, em 2022, essas três instâncias se mobilizaram para alocar recursos no objetivo de reduzir o risco de danos por vórtices, por meio da ancoragem de telhas em regiões situadas ao norte do aeroporto.

A princípio, uma área de maior risco de danos por vórtices foi selecionada, baseada numa análise de incidentes relatados. Os proprietários das 97 residências situadas nessa área foram convidados a participar do projeto piloto, que cobre os custos de ancoragem das telhas. Ao final do processo, 24 proprietários optaram por aderir ao programa. A expectativa é que todos os trabalhos sejam concluídos antes do verão.

Os conhecimentos ganhos com o projeto piloto serão compartilhados com a Fundação Ambiental. Esta, por sua vez, poderá usar tais informações para desenvolver um esquema que, no futuro, ofereça a proprietários de outras áreas a oportunidade de ancorar suas telhas preventivamente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.