Início Indústria Aeronáutica

Após turnê pela América do Sul, Airbus leva o A220 para Ásia na busca por novas vendas

Airbus A220-300 – Imagem: Romain COUPY / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Nesta semana, a Airbus levou uma aeronave de passageiros A220 para a região da Ásia-Pacífico, como parte de sua mais recente turnê de demonstração. O jato, um exemplar com as cores da airBaltic, fez um voo de demonstração em Sydney, na Austrália, e seguirá para Cingapura. A campanha de uma semana verá o jato fazer outras duas paradas em Hanói, no Vietnã, e Tóquio, no Japão.

Em cada perna, os convidados farão um tour pela aeronave companhiã letã, que apresenta um leiaute de 145 assentos em uma cabine de passageiros de classe única, e receberão briefings sobre os produtos. O alcance e a capacidade do A220 têm sido os dois principais argumentos de venda da Airbus para empresas da região, que têm, muitas vezes, o desafio de abrir rotas de menor demanda entre localidades de maior distância entre si.

O modelo que visita a Ásia nesta semana é o mesmo que esteve na América do Sul no mês de abril, onde foi apresentado à Gol e Latam, como reportou o AEROIN anteriormente. O A220 está disponível em duas versões, com a variante A220-100, de 100 a 130 assentos, e a variante maior A220-300, que tem capacidade de 130 a 160 passageiros. 

Airbus A220-300 da airBaltic semelhante ao usado na demo – Imagem: Javier Rodríguez / CC BY-SA 2.0, via Flickr

O A220 é capaz de voar sem escalas em rotas de até 3.400 milhas náuticas (cerca de 6.300 km), permitindo conexões entre a região da Ásia-Pacífico, com a Austrália, o norte da Ásia e o Oriente Médio. Hoje, o A220-300 é operado na região pela Korean Air, em serviços domésticos e internacionais com 10 aeronaves. 

A novidade é que a australiana Qantas anunciou esta semana que encomendou 20 aeronaves como parte de seu programa de atualização da frota doméstica. A Air Vanuatu também encomendou três A220. Até o momento, a Airbus recebeu 740 pedidos para o A220 e entregou mais de 200.

A Ásia-Pacífico é um mercado central para a Airbus, onde o transporte aéreo cresce a taxas maiores do que no restante do mundo. Hoje a região responde por um terço da carteira total de pedidos do fabricante europeu e um terço de suas receitas.

Passagem pelo Brasil

Em abril, a Airbus trouxe, pela primeira vez na história, um A220-300 para apresentação no Brasil, em um evento que ocorreu no hangar da Gol Linhas Aéreas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no qual o AEROIN esteve presente.

Com algumas paradas pela América do Sul ao longo das semanas, o que incluiu a participação na FIDAE em Santiago, no Chile, onde a Airbus também apresentou a aeronave à Latam, o jato, registrado sob a matrícula HB-JCU, nas cores da SWISS, chegou ao Brasil, através do Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes de ser levado até a sede da Gol Linhas Aéreas em Congonhas.

Clique aqui para acessar a matéria completa ou no título abaixo:

Sair da versão mobile