Início Indústria Aeronáutica

Apresentação mundial da aeronave híbrida elétrica Cassio 330 é feita pela VoltAero no Paris Air Show 2023

Imagem: VoltAero

Paris Air Show 2023 – A VoltAero, fabricante aeronáutica francesa, informa que está fazendo a estreia pública mundial da primeira aeronave híbrida elétrica Cassio 330, no Paris Air Show 2023, que começou hoje, 19 de junho, em Le Bourget.

Segundo a empresa, a apresentação do primeiro componente da família de aviões, que reúne um design de fuselagem limpa com um proprietário sistema de propulsão híbrido, marca um grande passo em direção ao objetivo de descarbonização e mobilidade sustentável da aviação.

Este protótipo número 1 do Cassio 330 deverá realizar seu voo inaugural no final de 2023. Será usado para validar a configuração geral da fuselagem e a aerodinâmica do novo design da VoltAero para a linha Cassio, e será movido por um motor térmico Kawasaki Motors de quatro cilindros, derivado dos comprovados produtos de motor de motocicleta da empresa japonesa.

Depois, o voo inaugural do protótipo número 2 do Cassio 330 está previsto para o segundo trimestre de 2024. Esta segunda aeronave será utilizada no programa de certificação de aeronavegabilidade e será equipada com a unidade de propulsão híbrida completa da VoltAero, composta pelo motor térmico Kawasaki Motors de quatro cilindros (com classificação de potência de pico de 165 kW) e um motor elétrico inteligente Safran ENGINeUS (com uma classificação de potência de pico de 180 kW).

A VoltAero selecionou a AKIRA Technologies para a integração e validação da unidade de propulsão híbrida do Cassio. Esta empresa francesa, especializada na concepção e produção de sistemas de conversão de energia e bancadas de teste, foi encarregada pela VoltAero de conceber e desenvolver a caixa de velocidades da unidade de propulsão híbrida do Cassio, juntamente com a integração mecânica da unidade e testes de solo, bem como teste/adaptação do motor térmico Kawasaki e do motor elétrico Safran.

O protótipo 2 também terá o conjunto de aviônicos completo da Avidyne, integrando um cockpit de vidro com monitores Quantum de 14 polegadas de nova geração para operação de piloto único, e que é projetado especificamente para o ambiente de aeronaves conectadas.

Com base em seu acordo com a VoltAero, a americana Avidyne realizará o desenvolvimento exclusivo na adaptação dos aviônicos para o gerenciamento de energia da unidade de propulsão híbrida do Cassio. No Paris Air Show, o estande da VoltAero inclui a configuração do painel do cockpit Avidyne, destacando seu layout duplo PFD/MFD (Primary Flight Display/Multifunction Display) com resolução 4K.

O Cassio 330 terá uma configuração interna de quatro ou cinco lugares, seguido pelo Cassio 480 de seis lugares com uma potência de propulsão elétrica-híbrida combinada de 480 kilowatts, com o motor térmico de seis cilindros da Kawasaki Motors. Depois, o Cassio 600 deverá ser dimensionado em 10 a 12 assento com potência de propulsão elétrica-híbrida de 600 quilowatts.

“O dia de hoje é um verdadeiro marco para a aviação elétrica, pois a VoltAero cumpre sua promessa de adotar uma abordagem totalmente nova para um transporte silencioso, eficiente e ecológico, baseado em um design híbrido que combina propulsão térmica e elétrica para máxima segurança de voo”, disse Jean Botti, CEO e Diretor Técnico da VoltAero. “Quero agradecer a minha equipe VoltAero pela dedicação e trabalho incansável para chegar a este momento histórico, bem como expressar meu agradecimento aos nossos fornecedores e parceiros pelo comprometimento com a Cássio.”

Voo com combustível sustentável de aviação e hidrogênio

A VoltAero também está buscando a aplicação de combustíveis sustentáveis ​​para a unidade de propulsão híbrida da Cassio, incluindo biocombustível e hidrogênio.

Atualmente, a aeronave de teste Cassio S está realizando validações de voo da unidade de energia híbrida da VoltAero com biocombustível. E como parte de sua participação no Paris Air Show, a VoltAero está exibindo um motor térmico da Kawasaki Motors que opera com hidrogênio líquido, que será usado na aeronave Cassio 330 no futuro.

A VoltAero montará as aeronaves Cassio em uma instalação especialmente construída no Aeroporto Rochefort Charente-Maritime, na região francesa de Nouvelle-Aquitaine.

Sair da versão mobile