Arábia Saudita vai construir um dos maiores aeroportos do mundo com 6 pistas paralelas

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

A Arábia Saudita está prestes a construir o maior aeroporto do mundo, conforme anunciado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman bin Abdulaziz, no último domingo (27). Com um plano ambicioso e ousado, o Aeroporto Internacional Rei Salman, em Riade, cobrirá 57 quilômetros quadrados, terá seis pistas paralelas e capacidade para receber 185 milhões de passageiros por ano.

De acordo com o Fundo de Investimento Público do país, o novo aeroporto também incluirá 12 quilômetros quadrados de instalações de apoio aeroportuário, instalações residenciais e recreativas, lojas de varejo e outros imóveis logísticos e será financiado pelo fundo soberano da Arábia Saudita

O projeto multibilionário, que pode levar quase três décadas para ser concluído, também será o hub de uma nova companhia aérea saudita, a Riyadh International Airlines (RIA), uma transportadora internacional que é parte das ambições de Príncipe Salman para transformar a Arábia Saudita em um importante centro turístico.

A construção da “aerotrópolis” ajudará a impulsionar o tráfego anual de passageiros na Arábia Saudita dos atuais 29 milhões para 120 milhões de viajantes até 2030 e 185 milhões até 2050, com capacidade para processar 3,5 milhões de toneladas de carga.

Com a sustentabilidade em seu núcleo, o Aeroporto Internacional King Salman será alimentado por energia renovável, e também terá a tarefa de transformar a capital Riade em uma das 10 maiores economias urbanas do mundo.

O aeroporto será construído no local do atual Aeroporto Internacional King Khalid e incluirá seus edifícios terminais existentes, embora o tráfego de passageiros possa ser separado entre viajantes locais e viajantes ocidentais.

Espera-se que o novo aeroporto contribua com U$ 7,2 bilhões anualmente para o PIB não petrolífero e crie 103.000 empregos diretos e indiretos, em linha com os objetivos da Visão 2030.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Raro avião do modelo Boeing 767-200 vai fazer voo especial ao...

0
Um modelo raro de ser visto nos céus atualmente fará um voo especial ao Brasil no final do mês de abril por ocasião do show da cantora