Argentina inaugura novo terminal de US$ 230 milhões no Aeroporto de Buenos Aires-Ezeiza

Foto: Governo Argentino

Nesta sexta-feira, 14 de abril, o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, inaugurou seu novo Terminal. A obra marca o 25º aniversário da concessão da Aeropuertos Argentina 2000 e representa um marco na infraestrutura argentina. Ela foi iniciada ainda na gestão de Maurício Macri na presidência, com investimento foi 230 milhões de dólares e houve a participação de mais de 2.500 pessoas na sua construção.

Alberto Fernández, Presidente da Argentina, acompanhado do Ministro dos Transportes da Nação, Diego Giuliano; do presidente do Órgão Regulador do Sistema Aeroportuário Nacional (ORSNA), Carlos Lugones Aignasse e do presidente da Aeropuertos Argentina 2000, Martín Eurnekian, presidiram o evento de inauguração.

O novo terminal de partidas tem uma extensão de 230 metros e 45 metros de altura e uma área total de 50.000m2. Com capacidade para processar 30 milhões de passageiros por ano, promete melhorar a experiência do usuário com processos mais rápidos e eficientes. Entre as novidades, destacam-se os 150 balcões de check-in, 72 posições de auto check-in, 24 posições de despacho automático de bagagem, espaços comerciais e ótimas opções gastronômicas.

O terminal também contempla conceitos de acessibilidade, mobiliário adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e o Centro de Informação Acessível com percepção através do tato.

A estrutura é contida por uma estrutura metálica de 950 toneladas e coberta por mais de 2.100 vidros laminados temperados, de modo a permitir a entrada de luz natural. Ademais, o novo terminal conta com quatro equipamentos de escaneamento (scanjet) que permitem a inspeção da bagagem de mão de forma ágil, 20 estações automáticas de despacho de bagagem (Self Bagagge Drop-off) e o sistema de auto manuseio de bagagem (BHS).

Além disso, o edifício é 100% abastecido com energia renovável, e sua iluminação e ar condicionado são feitos por meio de tecnologia LED e unidades de refrigeração líquida (chillers) de última geração, permitindo economias de até 60% no consumo de energia.

A capacidade do novo terminal ainda está bastante acima do fluxo atual de passageiros. Ezeiza se prepara para receber os 7.459.288 passageiros, entre internacionais e domésticos, previstos para o ano.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avianca confirma o retorno de seus voos para Cuba após quatro...

0
A Avianca confirmou o retorno das suas operações entre a Colômbia e Cuba a partir de 2 de julho, oferecendo seis voos por semana, com mais