Turquia vai inaugurar aeroporto em outro país, porque ela considera como seu território

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, inaugurará o novo edifício do terminal e a reforma da pista do Aeroporto de Ercan no dia 18 de abril, segundo programação atual. Apesar da presença turca em peso, o fato mais interessante é que o local está localizado em outro país, no norte do Chipre, uma área contestada pelos turcos e dominada pelas forças armadas turcas.

O aeroporto deveria ter sido inaugurado há muito tempo, mas as obras atrasaram na pandemia. Além disso, informa a mídia local que o projeto ainda não está totalmente construído, o que levanta preocupações de segurança.

De toda a maneira, o novo terminal terá capacidade para 10 milhões de passageiros na primeira fase e, de acordo com o crescimento, pode ser ampliado. Ele terá uma área de 128 mil metros quadrados, 85 mil metros quadrados de estacionamento coberto e descoberto e um novo edifício VIP.

O terminal possuirá 60 balcões de check-in, 24 pontos de controle de passaportes para passageiros de saída e 20 para passageiros de entrada, além de passes especiais para deficientes. A pista terá comprimento de 3.200 metros.

Polêmica

A Turquia causou polêmica no ano passado ao classificar oficialmente o aeroporto de Ercan como doméstico, desencadeando uma série de protestos. A região separatista, apesar de pertencer ao Chipre, é uma área reivindicada pelos turcos desde a invasão de 1974. O governo cipriota vem buscando a reunificação do país há anos, mas critica o vizinho do norte de atrapalhar tais planos.

O único país do mundo que reconhece o Chipre do Norte como uma região independente é exatamente a Turquia, que inclusive mantém tropas militares no local e que apoia os separatistas.

Como parte de um novo movimento provocativo, no aeroporto local partem voos “domésticos” para Istambul, mais importante cidade turca. Isso significa, de acordo com o governo da Turquia, que o local em que o aeroporto está localizado é definitivamente deles, embora ainda ninguém concorde.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias