Início Mercado

Arrendador de aviões russo pode se tornar o maior caso de falência da Irlanda

O Supremo Tribunal de Dublin foi solicitado a decidir sobre uma possível liquidação das empresas GTLK Europe DAC e GTLK Europe Capital DAC, de propriedade da GTLK – State Transport Leasing, uma grande empresa russa focada em financiamento e arrendamento de aeronaves comerciais. O caso pode se tornar a maior liquidação até hoje no país, conforme relata o jornal Independent.

De acordo com os quatro credores, a GTLK Europe lhes deve US$ 178 milhões. Eles afirmam que as empresas do grupo não podem pagar suas dívidas e são insolventes, devendo, portanto, ser liquidadas. Os advogados dos reclamantes disseram ao tribunal que as sanções impostas à Rússia em fevereiro de 2022 tiveram “um efeito devastador” na GTLK Europe, resultando na rescisão dos contratos de arrendamento e no congelamento de seus ativos.

Eles alegam ter celebrado acordos para refinanciar dívidas existentes, adiantando fundos significativos à GTLK Europe Capital, da qual a GTLK Europe era cofiadora. No entanto, desde então, a GTLK Europe Capital deixou de cumprir as suas obrigações de reembolso.

Kelley Smith SC, advogada dos credores, informou ao tribunal que a GTLK é de propriedade do Ministério dos Transportes da Rússia e seus diretores são membros do governo ou vice-ministros do Kremlin. A estrutura corporativa da empresa detém ativos, incluindo 70 aeronaves e 19 embarcações marítimas, alugadas por empresas aéreas como Aeroflot, Emirates e easyJet.

Devido às sanções, os contratos de arrendamento deveriam ter sido rescindidos e a empresa deveria ter retomado a posse de seus ativos, mas não está claro se tais medidas foram tomadas. Além disso, as autoridades da aviação ocidental suspenderam os certificados de aeronavegabilidade de aeronaves operadas pela Rússia, e há preocupações sobre a cobertura de seguro dessas aeronaves.

Os diretores irlandeses das duas empresas renunciaram, assim como o secretário e os auditores. Os credores querem que Damien Murran e Julian Moroney, da Teneo Restructuring Ireland, sejam nomeados liquidatários conjuntos das empresas. O juiz anunciou prazos para que os interessados ​​emitam notificações de sua intenção de participar da audiência e adiou o caso para maio. Se confirmado, será a maior liquidação na Irlanda até o momento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile