As três grandes aéreas da China devem reportar lucros no primeiro trimestre do ano: HSBC

As três maiores companhias aéreas da China são esperadas para registrar lucros no primeiro trimestre do ano, de acordo com um relatório da HSBC Global Research. O relatório, divulgado em 18 de abril, baseia sua previsão em dados da Associação de Transporte Aéreo da China, que afirmou que várias companhias aéreas chinesas irão reportar lucros para o trimestre encerrado em 31 de março.

A Air China, a China Eastern Airlines e a China Southern Airlines, conhecidas como as “Três Grandes”, também são esperadas para manter sua posição de destaque no mercado doméstico, afirma o HSBC.

A previsão vem um dia depois que as companhias aéreas chinesas registraram um recorde de tráfego de passageiros no primeiro trimestre, com o tráfego doméstico se recuperando bem além dos níveis pré-pandemia.

Dados da Administração de Aviação Civil da China mostram que as companhias aéreas chinesas transportaram quase 180 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 38% em relação ao ano anterior, e mais de 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2019. O tráfego em toda a rede cresceu 46% em relação ao ano anterior e foi 13% maior do que nos níveis pré-pandemia.

No entanto, o HSBC afirma ter reduzido suas previsões de lucro para o ano inteiro devido aos custos mais altos de combustível, combinados com a redução dos rendimentos neste ano à medida que a capacidade aumenta.

Apesar da China ter aberto suas fronteiras há um ano, as três companhias aéreas registraram prejuízos em 2023, embora a China Southern e a Air China tenham obtido um lucro operacional decente.

O HSBC também observa que o segundo trimestre, de abril a junho, “parece promissor”, citando fortes reservas futuras durante o feriado do Dia do Trabalho em maio. Em particular, a demanda por viagens para a Europa está aumentando, e a HSBC acredita que, entre as “Três Grandes”, a Air China “deve se beneficiar mais”, devido à sua maior exposição ao mercado europeu.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias