Asa de avião atinge ponte de embarque durante taxiamento para a decolagem

Uma aeronave Boeing 737-900ER da companhia aérea indonésia Lion Air, que partiria na última quinta-feira, 26 de janeiro, do Aeroporto Merauke Mopah, na Papua do Sul, Indonésia, para o voo JT797, sofreu um incidente durante seu taxiamento para decolagem.

O vídeo a seguir, feito por um viajante a bordo, mostra o momento em que os passageiros estavam agitados pelo incidente que havia acabado de acontecer e por verem danificado o winglet (dispositivo de ponta de asa que melhora o desempenho aerodinâmico).

Como visto na gravação acima, o winglet direito foi o que colidiu contra a estrutura da ponte de embarque de passageiros, e esta ficou bastante danificada pelo contato.

O Chefe de Cooperação Internacional, Relações Públicas e Assuntos Gerais da Direção Geral de Aviação Civil da Indonésia, Mokhammad Khusnu, confirmou o incidente para a IndoAviation. De acordo com as informações divulgadas, o avião deveria levar 117 passageiros adultos, 4 crianças e um bebê.

O Chefe de Polícia de Merauke, AKBP Sandi Sultan, disse: “É verdade que o avião da Lion Air com destino a Sentani, Jayapura Regency, teve um incidente colidindo com o terminal do aeroporto de Mopah”.

Como resultado, todos os passageiros do JT-797 foram desembarcados e os voos do Boeing 737 foram cancelados. A Lion Air informou que forneceu compensação, assim como transferências para voos de outras companhias aéreas com termos e condições ajustados à disponibilidade de assentos. Ela também processará reembolsos de passagens de acordo com as solicitações dos passageiros.

Por fim, toda a tripulação ativa do voo será testada para detecção de drogas na urina pela Unidade de Narcóticos da Polícia de Merauke, como procedimento padrão em incidentes como esse.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias