
Uma aeronave Boeing 737-900ER da companhia aérea indonésia Lion Air, que partiria na última quinta-feira, 26 de janeiro, do Aeroporto Merauke Mopah, na Papua do Sul, Indonésia, para o voo JT797, sofreu um incidente durante seu taxiamento para decolagem.
O vídeo a seguir, feito por um viajante a bordo, mostra o momento em que os passageiros estavam agitados pelo incidente que havia acabado de acontecer e por verem danificado o winglet (dispositivo de ponta de asa que melhora o desempenho aerodinâmico).
All the occupants of the departure flight to Jayapura (DJJ) remained unhurt. pic.twitter.com/RQQWzKvmLy
— FL360aero (@fl360aero) January 26, 2023
Como visto na gravação acima, o winglet direito foi o que colidiu contra a estrutura da ponte de embarque de passageiros, e esta ficou bastante danificada pelo contato.
O Chefe de Cooperação Internacional, Relações Públicas e Assuntos Gerais da Direção Geral de Aviação Civil da Indonésia, Mokhammad Khusnu, confirmou o incidente para a IndoAviation. De acordo com as informações divulgadas, o avião deveria levar 117 passageiros adultos, 4 crianças e um bebê.
O Chefe de Polícia de Merauke, AKBP Sandi Sultan, disse: “É verdade que o avião da Lion Air com destino a Sentani, Jayapura Regency, teve um incidente colidindo com o terminal do aeroporto de Mopah”.
Como resultado, todos os passageiros do JT-797 foram desembarcados e os voos do Boeing 737 foram cancelados. A Lion Air informou que forneceu compensação, assim como transferências para voos de outras companhias aéreas com termos e condições ajustados à disponibilidade de assentos. Ela também processará reembolsos de passagens de acordo com as solicitações dos passageiros.
Por fim, toda a tripulação ativa do voo será testada para detecção de drogas na urina pela Unidade de Narcóticos da Polícia de Merauke, como procedimento padrão em incidentes como esse.
— FL360aero (@fl360aero) January 26, 2023