Um ataque de sabotagem teria danificado severamente um avião Antonov An-148 e um Il-20 militar na Base Aérea de Chkalovsky, a aproximadamente 30 quilômetros a nordeste de Moscou, de acordo com a Diretoria de Inteligência de Defesa da Ucrânia em uma publicação nas redes sociais.
O evento ocorreu no dia 18 de setembro e uma segunda aeronave An-148 também sofreu alguns danos, enquanto a cauda de um helicóptero Mil Mi-28N também foi atingida.
O Comunicado das Autoridades da Ucrânia, divulgado em 21 de setembro, afirma que o dano é tão significativo que a aeronave – proveniente do 354º Regimento de Aviação para Fins Especiais – não pode ser reparada rapidamente. Elas também divulgaram fotografias granuladas capturadas sobre uma cerca perimetral, que não trouxeram evidências conclusivas do ataque.
Imagens de satélite também mostradas supostamente indicam os locais de estacionamento dos aviões na Base Aérea Chkalovsky.
O governo russo ainda não se pronunciou a respeito do assunto. Por ora, as investigações sobre o incidente prosseguem.
"At Chkalovsky Air Base on September 18, saboteurs blew up two planes and a helicopter," the GUR reports.
— NOELREPORTS 🇪🇺 🇺🇦 (@NOELreports) September 20, 2023
Explosives were placed on an AN-148 and IL-20 aircraft, as well as a MI-28N helicopter. The Investigative Committee of the Russian Federation is investigating the sabotage pic.twitter.com/BfXiik1AFM