Ativistas, incluindo herdeira da Disney, são presos em protesto contra jatinhos

Foto – Cessna

Em mais um protesto de ativistas climáticos contra a aviação executiva, uma milionária herdeira da Disney foi presa. O protesto aconteceu no acesso ao East Hampton, que é um pequeno aeroporto que serve à aviação privada e executiva em Long Island, no estado de Nova Iorque.

Dentre as ativistas presentes estava Abigail Disney, sobrinha-neta de Walt Disney, fundador do famoso estúdio de cinema e animação, hoje parte do maior conglomerado de mídia do mundo. Inclusive Walt foi um dos primeiros empresários a contar com avião próprio, e teve na aviação uma das suas grandes paixões.

“Como uma pessoa que teve privilégios de usar jatos privados, eu sei que é difícil deixar este luxo de lado, mas também sei que o tempo já passou para emissão de gases do efeito estufa apenas para conforto pessoal“, afirmou Abigail, que aos 63 anos disse nunca ter sido presa ou encaminhada para uma delegacia.

Este protesto é mais um de uma série que tem acontecido na alta temporada do verão no Hemisfério Norte, que tenta culpar os voos privados por mudanças climáticas, mesmo que a emissão de aviões particulares seja pequena, se comparada a outros setores, ao mesmo tempo em que a cada geração de nova aeronave as reduções sejam reduzidas em 30%, algo que nenhum outro meio de transporte alcança hoje sem trocar o método de geração de energia.

Nos EUA, os ativistas foram presos e retirados imediatamente para liberação do acesso ao aeroporto. Já na Espanha, em outro caso recente, os ativistas tiveram tempo para sujar uma aeronave de tinta.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias