ATR 72 tem pane após decolar de Porto Alegre e volta sob declaração de “PAN PAN”; ouça e assista ao pouso

O momento do pouso, em cena do vídeo apresentado abaixo

Uma ocorrência com um avião ATR 72 no final da tarde desta sexta-feira, 6 de outubro, foi captada pela transmissão ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos”, conforme reproduzida no vídeo apresentado a seguir.

A gravação começa com o momento em que se ouve, na frequência de comunicação, um dos pilotos da aeronave da Azul Linhas Aéreas comunicando “PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN” para informar ao controlador de tráfego aéreo sobre um problema. Posteriormente, foi possível ver o pouso e o acompanhamento dos bombeiros.

Assista a seguir ao vídeo, e leia mais informações sobre a ocorrência abaixo do player:

Como visto e ouvido na gravação acima, o voo em questão foi o Azul 4391, realizado com o ATR 72-600 de matrícula PR-YXB, que partiu às 15h55 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), e voaria até o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, de Pelotas (RS).

Porém, às 16h22 (observe o horário no canto superior direito da gravação), quanto estava perto de Camaquã (RS) a 14 mil pés de altitude, o piloto efetuou o chamado de urgência (“PAN PAN” repetido por 3 vezes) ao controle de tráfego aéreo, informando sobre uma falha hidráulica e a consequente solicitação de descida para 4 mil pés em direção ao fixo DAKAT (posição geográfica na carta área próxima a São Marcos (RS).

As demais comunicações, compartilhadas pelo Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos na descrição da gravação, são as seguintes:

16:23:22 (00:36 do tempo do vídeo) o controle questionou se o Azul 4391 precisaria de auxílio em solo. O piloto informou que provavelmente teria que ser rebocado da pista, pois não haveria como taxiar.

16:24:18 (01:32) o controle pediu mais informações sobre a pane técnica. O piloto reafirmou o problema de pane hidráulica e destacou que não seria possível utilizar os flaps, resultando em um pouso em maior velocidade do que o normal, com a posterior parada na pista e necessidade de reboque, pois não poderia taxiar.

16:25:40 (02:51) o controlador questionou sobre a quantidade de pessoas a bordo, o chamado POB na sigla em inglês.

16:26:00 (3:19) o piloto informou 63 pessoas a bordo e autonomia de 3 horas.

16:26:30 o controlador perguntou sobre carga perigosa a bordo.

16:27:30 o piloto informou da necessidade de manter duas órbitas em DAKAT

16:29:00 o piloto informou sobre o perfil de arremetida, a questão de não recolhimento do trem de pouso e informou como sairia no caso de arremetida, na proa 006º, a 4.000 pés.

16:29:20 os caminhões dos corpos de bombeiros começaram a se posicionar nas taxiways.

16:35:30 o piloto informou que tinha condições de prosseguir com a aproximação.

16:38:00 o piloto informou que estava abandonando as órbitas em DAKAT para prosseguir com a aproximação.

16:40:45 o piloto anunciou que estava na final para pouso.

16:44:25 a aeronave apareceu no vídeo, mais rápido que o comum. Após o pouso, o piloto conseguiu levar o ATR para a taxiway.

16:44:40 no momento do pouso, outro piloto que estava no aguardo questionou sobre a demora.

16:46:40 o controlador questionou se poderia continuar a taxiar, mas o piloto informou que necessitaria de reboque na taxiway E (“Echo”).

16:48:00 o piloto informou que manteria o motor dois ligado, e o controlador informou sobre o atendimento do reboque.

16:49:20 o piloto reportou a necessidade do corte dos motores.

16:53:53 o piloto informou que o pneu murchou e haveria necessidade de remoção dos passageiros na taxiway, solicitando que fosse providenciado ônibus.

16:58:00 os bombeiros começaram a se retirar.

17:07:40 o ônibus chegou para a remoção dos passageiros na taxiway Echo.

17:10:00 foi dada a informação de que a pista estava liberada para pousos e decolagens.

17:14:50 os passageiros começaram a deixar a aeronave.

17:20:10 Surgiu o segundo ônibus para a remoção dos passageiros.

Em resposta ao contato do AEROIN, a companhia disponibiliza a seguinte nota sobre a ocorrência:

“A Azul esclarece que, por questões técnicas, o voo AD4391, que partiu de Porto Alegre para Pelotas, precisou solicitar prioridade de pouso no aeroporto de origem. Após a aterrissagem, que aconteceu em total segurança, os Clientes desembarcaram normalmente. A companhia lamenta eventuais transtornos causados e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias