KLM comemora 104 anos com casa de cerâmica que homenageia estação de trem mais antiga da Holanda

A KLM Royal Dutch Airlines comemorou seu 104º aniversário da forma tradicional, apresentando a mais recente adição à sua coleção de réplicas em cerâmica de edifícios com uma história única.

Desde a década de 1950, a KLM presenteia seus passageiros da World Business Class em voos intercontinentais com casas de cerâmica em miniatura cheias de Bols Jenever.

Essas réplicas de casas holandesas clássicas com uma história especial são itens de colecionador valiosos. Desde 1994, os números das casas acompanham a idade da KLM, com uma nova miniatura sendo adicionada à coleção todos os anos para marcar o aniversário da KLM em 7 de outubro.

A nova miniatura

Essa nova miniatura retrata a estação de trem mais antiga da Holanda, que fica em Valkenburg aan de Geul, na província de Limburg. A estação ainda está em uso como parada na Linha Heuvelland entre Maastricht e Heerlen. Agora com quase 170 anos de idade, o edifício é um patrimônio nacional de propriedade da NS Dutch Railways e da empresa de gerenciamento ferroviário ProRail.

A mais recente novidade da coleção foi apresentada ao prefeito local Daan Prevoo pela Presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel, em uma cerimônia realizada em frente ao prédio da estação, com a presença de centenas de convidados.

Para Daan Prevoo, prefeito de Valkenburg aan de Geul: “Estou entusiasmado com o fato de Valkenburg aan de Geul, com sua exclusiva estação de mármore, agora fazer parte da excelente coleção de miniaturas da KLM. Valkenburg tem tudo a ver com hospitalidade, história, beleza e qualidade. Estou muito orgulhoso desse reconhecimento, que reflete a identidade da KLM como uma companhia aérea confiável e amiga do cliente. Considero uma honra celebrar o vínculo entre Valkenburg aan de Geul e a KLM.”

O prédio da estação, semelhante a um castelo, foi projetado pelo arquiteto Jacob Enschedé no estilo neogótico inglês, com torres de canto e muralhas, o que estava de acordo com o estilo preferido dos suntuosos spas pelos quais Valkenburg é famosa.

A estação entrou em operação há quase 170 anos, em 23 de outubro de 1853, como uma parada na primeira ligação ferroviária internacional entre Maastricht e Aachen. Totalmente restaurada em 2005, a estação continuou a desempenhar um importante papel de infraestrutura para a cidade de Valkenburg aan de Geul, que atrai turistas de toda a Holanda e de outros países.

De acordo com um monitor de experiência da estação administrado pela NS Dutch Railways e ProRail, a estação de Valkenburg está entre as três favoritas na Holanda, com base nas pontuações dadas pelos passageiros no ano passado. A KLM optou por adicionar a estação à sua coleção em parte para celebrar o importante papel que as ferrovias sempre desempenharam na acessibilidade da Holanda. A KLM está se esforçando para fazer um maior uso das opções de transporte aéreo e ferroviário.

A estação faz parte da coleção do edifício da NS Dutch Railways e da ProRail, que consiste em 50 estações, cada uma com seu próprio caráter arquitetônico exclusivo, que valem a pena conservar e tornar acessíveis ao público.

A estação em Valkenburg aan de Geul é o terceiro edifício na província de Limburg que a KLM adicionou à sua coleção de miniaturas. Apresentada em 2001, a miniatura nº 82 é uma réplica da Huys op de Jeker, localizada no nº 5 da Bonnefantenstraat, em Maastricht, enquanto a nº 84, apresentada em 2003, é uma réplica da De Oude Munt Tavern, localizada no nº 7 da Muntpromenade, em Weert.

Informações da KLM

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias