Autorização de decolagem de A320 na pista em que outro A320 estava liberado a pousar termina em arremetida neste domingo

Airbus A320 da Vueling – Imagem ilustrativa – Fonte: Toni.M, via Depositphotos

Uma liberação de decolagem pela mesma pista em que outro avião já havia sido autorizado a pousar resultou em uma arremetida neste domingo, 15 de outubro, no Aeroporto de La Coruña, na Espanha.

As informações apresentadas pelo The Aviation Herald indicam que os aviões envolvidos foram o Airbus A320 registrado sob a matrícula EC-MGE, da companhia espanhola Vueling, e o A320 de matrícula EC-MLE, da mesma empresa.

O EC-MLE chegava de Londres no voo VY-6018 e recebeu do controlador de tráfego aéreo a autorização de pouso pela pista 21 de La Coruña. Porém, instantes depois da autorização, o controlador também deu ao EC-MGE autorização para decolagem pela mesma pista 21.

Os pilotos do A320 que chegava, ao avistarem a aeronave na pista, iniciaram uma arremetida, ou seja, desistiram da continuidade da aproximação de pouso.

Um ouvinte da frequência de comunicação relatou que o controlador de tráfego aéreo não reagiu, não deu instruções de arremetida e não fez nenhum comentário sobre o ocorrido.

Os pilotos do voo que partiu, entretanto, pediram desculpas, afirmando que, após terem alinhado o A320 na pista, precisaram de mais tempo do que o normal para deixar a aeronave pronta para a decolagem.

Os pilotos do voo que chegava informaram a seus passageiros que eles tiveram que arremeter devido a uma aeronave na pista.

Apesar das desculpas, vale ressaltar que uma autorização de decolagem após uma autorização prévia de pouso não é um procedimento comum, mesmo que haja tempo suficiente para a decolagem ser realizada antes do pouso da outra aeronave.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias