Avançam os preparativos para o 1º voo do XB-1, precursor do avião comercial supersônico Overture

Imagem: Boom Supersonic

No início deste ano, o protótipo supersônico XB-1, feito pela norte-americana Boom Supersonic, foi transferido do hangar da empresa em Centennial, Colorado, para o Mojave Air & Space Port, em Mojave, Califórnia, para continuar os preparativos para o voo.

A aeronave passou por extensos testes de solo desde sua chegada, incluindo testes de taxiamento realizados nesta semana, como a fabricante mostra no vídeo a seguir:

“O recente progresso feito em direção ao primeiro voo do XB-1 reflete os esforços coletivos da equipe para construir e voar com segurança o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.

O XB-1 é um modelo feito para validar diversos aspectos e tecnologias do projeto Overture, o avião comercial supersônico da Boom, cuja linha de produção, a chamada “superfábrica”, já está sendo construída.

Além dos testes em andamento, o XB-1 recebeu recentemente um certificado de aeronavegabilidade experimental da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), após uma inspeção detalhada da aeronave.

Imagem: Boom Supersonic

A Boom também obteve cartas de autorização para permitir que o piloto-chefe de testes Bill “Doc” Shoemaker e o piloto de testes Tristan “Gepetto” Brandenburg voem o XB-1. Além disso, existem cartas de acordo com as autoridades do espaço aéreo que permitem voos da aeronave sobre o deserto de Mojave.

O primeiro voo histórico do XB-1 ocorrerá no mesmo espaço aéreo onde o capitão Charles “Chuck” Yeager quebrou pela primeira vez a barreira do som no Bell X-1 e o avião de reconhecimento estratégico SR-71 “Blackbird”, de Mach 3+, voou pela primeira vez em 1964.

“É apropriado que o XB-1 esteja agora progredindo em direção ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos de aviação significativos”, disse o piloto Doc. “Estou ansioso para voar o XB-1 aqui, aproveitando as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que nos inspiram todos os dias a tornar as viagens supersônicas populares.”

Imagem: Boom Supersonic

Na preparação para o voo, os pilotos de teste do Boom completaram centenas de horas no simulador para avaliação da aeronave, desenvolvimento de operações, treinamento e avaliações de fatores humanos para alcançar os mais altos níveis de segurança.

Os pilotos de teste também mantêm proficiência de voo em uma aeronave de treinamento T-38, a mesma aeronave que será usada como avião de acompanhamento em todos os testes de voo do XB-1. Para aumentar ainda mais a segurança, os pilotos de teste usarão o T-38 para praticar voo em formação.

Progresso e Desenvolvimento do XB-1

O XB-1 aproveita 60 anos de progresso em tecnologias de aviões, como compósitos de fibra de carbono, aviônicos avançados e aerodinâmica otimizada digitalmente. A aeronave possui uma fuselagem composta de carbono e titânio medindo 71 pés (21,6 metros) de comprimento.

Sua asa em forma de ogiva (asa delta modificada de maneira arredondada) permite operação segura tanto na decolagem e pouso quanto em velocidades supersônicas. Os três motores General Electric J85 que alimentam o XB-1 produzem um empuxo máximo combinado de 12.300 libras de força (lbf).

Imagem: Boom Supersonic

Ao longo de seu desenvolvimento, o XB-1 validou a abordagem da Boom para o projeto de aviões e permitiu que os engenheiros aproveitassem ferramentas avançadas como dinâmica de fluidos computacional (CFD), que são componentes críticos do desenvolvimento do Overture.

O Overture é o avião supersônico sustentável da Boom que voará a Mach 1,7, ou cerca de duas vezes a velocidade dos aviões mais rápidos da atualidade, e foi projetado para funcionar com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias