Boom Supersonic anuncia grandes avanços no projeto do avião supersônico Overture, o ‘novo Concorde’

Imagem: Boom Supersonic

Paris Air Show 2023 – A empresa aeronáutica estadunidense Boom Supersonic, que desenvolve o projeto do jato comercial supersônico Overture, o “novo Concorde”, anunciou, no Paris Air Show, avanços significativos no programa da aeronave sustentável, incluindo marcos para seu motor Symphony.

O Overture voará com o dobro da velocidade dos aviões comerciais atuais e foi projetado para funcionar com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF).

A Boom informa que assinou contratos de fornecedores estruturais com:

– Aernnova para as asas do Overture;

– Leonardo para a fuselagem e caixa da asa; e

– Aciturri para a empenagem (conjunto de cauda).

Os três líderes aeroespaciais juntam-se à crescente rede de fornecedores globais da Boom, que inclui Safran Landing Systems, Eaton, Collins Aerospace, Flight Safety International, FTT, GE Additive e StandardAero.

A Boom também revelou, pela primeira vez, a configuração completa dos sistemas do Overture à medida que o programa da aeronave avança para a produção.

A carteira de pedidos comerciais da Boom é de 130 aeronaves, incluindo pedidos e pré-encomendas de grandes companhias aéreas, como United, American e Japan Airlines. Além dos operadores comerciais, a fabricante continua avançando com a Northrop Grumman em uma variante de defesa do Overture, que expandirá o mercado potencial de aeronaves supersônicas.

“Estamos incrivelmente orgulhosos do progresso de nossa equipe global de parceiros e fornecedores com o Overture e o Symphony, que continuam a operar em um ritmo acelerado em direção ao futuro do voo supersônico sustentável”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.

Configuração dos sistemas do Overture revelada

A Boom revelou uma visão abrangente da configuração dos sistemas para o Overture. Os esquemas compartilhados destacam os principais sistemas dentro do avião, incluindo aviônicos, controles de voo, hidráulica, sistemas de combustível e trem de pouso, todos projetados e desenvolvidos para desempenho, eficiência e segurança ideais.

Entre os principais sistemas destacados, a Boom detalhou que os sistemas de combustível do Overture fornecem controle do centro de gravidade durante operações subsônicas e supersônicas e permitem compatibilidade com SAF.

Sistemas hidráulicos redundantes triplos fornecem força confiável para controles de voo e sistemas mecânicos, e o trem de pouso do Overture é compatível com pistas e taxiways de aeroportos internacionais, projetado para decolagem e pouso em mais de 600 rotas ao redor do mundo.

As aeroestruturas totalmente de materiais compostos dão suporte à fuselagem contornada e às asas de gaivota do Overture para maior eficiência aerodinâmica.

A fabricante afirma que os principais sistemas utilizam tecnologias certificadas, reduzindo o risco do programa, e que está a caminho de garantir fornecedores para a maioria dos principais sistemas até o final deste ano.

Aernnova – fornecedora de asa do Overture

A Aernnova, com sede na Espanha, uma das maiores fornecedoras aeroespaciais de primeira linha do mundo, projetará e desenvolverá a estrutura da asa para o Overture. As asas de gaivota do Overture são moldadas para melhorar o desempenho supersônico, bem como melhorar a manobrabilidade subsônica e transônica.

As asas são estruturalmente mais finas do que as asas subsônicas típicas, para reduzir o arrasto, permitindo que a aeronave viaje com eficiência em velocidades mais altas.

Ricardo Chocarro, CEO da Aernnova, comentou que o Overture será uma oportunidade extraordinária para fornecer a experiência da empresa no projeto e desenvolvimento de aeroestruturas para a primeira aeronave supersônica sustentável.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Boom como seu fornecedor de asas e fazer parte da rede mundial de fornecedores que apoiam a produção do Overture”, completou Chocarro.

Leonardo – líder de engenharia principal para integração de componentes estruturais da fuselagem

Com liderança de longa data em componentes estruturais de materiais compostos para aeronaves comerciais, a empresa italiana Leonardo apoiará o Overture como principal líder de engenharia para os componentes estruturais da fuselagem. A Leonardo também foi selecionada como parceira de design e construção para duas seções principais da fuselagem da aeronave, incluindo a caixa da asa.

O design proprietário da fuselagem contornada do Overture tem um diâmetro maior na frente da aeronave e um diâmetro menor na parte traseira. A Boom aplicou essa técnica de projeto para minimizar o arrasto das ondas de choque e maximizar a eficiência de combustível em velocidades supersônicas.

Stefano Bortoli, diretor administrativo da Divisão de Aeroestruturas da Leonardo, disse que a empresa desempenhou um papel fundamental na formação do sucesso e futuro da indústria da aviação, e agora, vai “desenvolver essa tradição e acreditar no progresso contínuo e impressionante do Boom para trazer viagens aéreas supersônicas sustentáveis ​​para os céus.”

Aciturri – fornecedora de empenagem do Overture

A Boom selecionou a Aciturri, com sede na Espanha, líder de primeira linha em componentes de aeroestruturas e aeromotores, para projetar e desenvolver a empenagem para o Overture.

A empenagem do Overture apresenta um estabilizador horizontal diferenciado, que permite maior controle em velocidades subsônicas, particularmente na decolagem e no pouso.

“O Overture é um projeto que define uma geração. Estamos trazendo décadas de experiência em aeroestruturas e aeromotores para o futuro do voo supersônico sustentável com a Boom”, disse Alvaro Fernandez Baragaño, CEO da Aciturri.

Motor Symphony atinge novos marcos do programa
Imagem: Boom Supersonic

O parceiro de design de motor da Boom, a Florida Turbine Technologies (FTT), continua a alcançar marcos importantes no design e desenvolvimento do Symphony.

Primeiro, a Boom compartilhou a arquitetura do mecanismo e as principais especificações adicionais do Symphony. Refletindo esse progresso, a Boom revelou seu modelo de design em escala ⅓ impresso em 3D para o Symphony no Paris Air Show.

O motor, feito sob medida para o Overture, é otimizado para voos supersônicos sustentáveis ​​e foi projetado para oferecer 25% a mais de tempo na asa (tempo sem remoção para manutenção) e proporcionar 10% de economia de custos operacionais para clientes de companhias aéreas.

Em segundo lugar, a Boom anunciou uma parceria ampliada com a FTT para montar as unidades de produção iniciais para teste no solo, ensaio em voo e certificação. A fabricante aproveitará a experiência considerável da FTT com motores supersônicos, garantindo uma continuidade à medida que o Symphony passa do projeto para a produção. A Boom definiu Jupiter, na Flórida, como a base para a produção inicial.

“Acreditamos que existe um grande potencial de mercado para o Overture e o Symphony, que serão transformadores para o futuro das viagens supersônicas”, disse Stacey Rock, presidente da Florida Turbine Technologies. “A equipe de engenharia do Symphony inclui muitos dos melhores e mais experientes projetistas de motores do planeta, e estamos entusiasmados em expandir nosso papel para incluir a montagem inicial de motores para teste no solo, ensaio em voo e certificação.”

As especificações técnicas do Symphony incluem:

– Motor turbofan de média razão de by-pass e duas bobinas, sem pós-combustão; 

– Empuxo de 35.000 libras;

– Otimizado para 100% de combustível sustentável de aviação (SAF);

– Fan (ventilador frontal) de 72” (1,83 metro) de estágio único;

– Turbina multiestágio refrigerada a ar;

– A manufatura aditiva permite baixo peso, baixo número de peças e custos de montagem reduzidos;

– Compatível com a Parte 33 da FAA e CS 33 da EASA;

– Níveis de ruído do Capítulo 14 da ICAO;

– Estágios do compressor de baixa pressão: 3;

– Estágios do compressor de alta pressão: 6;

– Estágios da turbina de alta pressão: 1;

– Estágios da turbina de baixa pressão: 3.

“O Symphony é a chave que abrirá o Overture e o tornará um sucesso comercial duradouro”, disse Ric Parker, presidente do Programa Aeroespacial de Singapura e ex-CTO da Rolls-Royce. “A estratégia da Boom com o Symphony é muito inovadora. Sua abordagem torna atraente para os fornecedores de primeira linha buscar a oportunidade de contribuir com seus conhecimentos e capacidades para este programa de motores supersônicos empolgante e inovador”.

Boom e Northrop Grumman avançam em colaboração

A Boom ainda anunciou que apoiará a Northrop Grumman em um contrato da NASA para fornecer soluções para o programa “Estudo de design conceitual de veículos comerciais endoatmosféricos de alta velocidade e desenvolvimento de roteiros tecnológicos”.

O estudo para pesquisa e desenvolvimento futuros identificará tecnologias para continuar o avanço da eficiência do voo supersônico comercial. As tecnologias iniciais a serem exploradas incluem mecanismos para aumentar a eficiência da aeronave e reduzir as emissões, redução líquida de CO2, redução líquida de não-CO2 e ciclos de feedback climático.

A Boom e a Northrop Grumman também estão continuando a colaboração em uma variante de missão especial do Overture, após identificação e investigação contínuas de casos de uso que beneficiarão o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias