Aviação clama por ações diante do alto número de lasers apontados para aeronaves

Piloto se protegendo de um laser no cockpit – Imagem: Cathy Gabriel, via TikTok

Ponteiros laser de alta potência podem incapacitar pilotos de aeronaves, causar lesões oculares e até resultar em acidentes aéreos. Para combater a ameaça, o administrador interino da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Billy Nolen, solicitou que os fabricantes de laser adicionem uma etiqueta de advertência em suas embalagens para conscientizar os consumidores sobre os riscos de segurança e as leis federais ao usar lasers.

Os pilotos relataram à FAA 9.500 ataques a laser em 2022. Desde 2010, 278 pilotos relataram lesão causada por um ataque a laser.

As pessoas que direcionam lasers para aeronaves enfrentam multas da FAA de até US$ 11.000 por violação e até US$ 30.800 por vários incidentes com lasers. A Agência emitiu $ 120.000 em multas por ataques a laser somente em 2021.

“Os lasers podem parecer apenas um brinquedo, uma ferramenta de escritório ou um jogo para a maioria, mas podem incapacitar os pilotos, colocando em risco milhares de passageiros todos os anos. As pessoas precisam estar cientes de que apontar um laser para um avião é um crime federal”, alertou Billy Nolen.

Leia a seguir a carta do administrador interino Nolen:

Prezados Fabricantes e Distribuidores de Laser,

Muitas tecnologias e avanços científicos são um bem líquido. Ao capturar sua capacidade de melhorar o mundo, somos obrigados a mitigar quaisquer riscos que eles representam. Os lasers não são diferentes.

Os lasers podem parecer apenas um brinquedo, uma ferramenta de escritório ou um jogo para a maioria, mas podem incapacitar os pilotos, colocando em risco milhares de passageiros todos os anos.

Precisamos da sua ajuda para combater este grave problema. A FAA solicita que você adicione uma etiqueta de advertência à sua embalagem para conscientizar os consumidores sobre os riscos de segurança e as leis federais ao usar lasers. A mensagem abaixo alcançaria isso:

“Apontar um laser para uma aeronave ameaça os pilotos e é um crime federal. As agências de aplicação da lei dos EUA e a Administração Federal de Aviação podem buscar processos criminais e civis contra os infratores. Não aponte este laser para aeronaves.”

Colocar as informações diretamente nas mãos dos indivíduos garante que todos conheçam o risco – e as penalidades – de apontar lasers para aeronaves. Se você já tiver um aviso em sua embalagem, a FAA solicita que sua empresa aumente o destaque do aviso.

Juntos, podemos diminuir esse risco para a aviação, que continua muito alto.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias