Aviação comercial internacional registra aumento de 29,2% em 2023, segundo relatório do CGNA

Imagem: DECEA

A aviação comercial internacional nos 50 aeródromos monitorados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apresentou um aumento de 29,2% em relação a 2022, totalizando 122.273 movimentos. Os dados são do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do CGNA.

A cada mês, observamos de perto o crescimento da aviação internacional, que está se recuperando de maneira mais gradual, em comparação com a aviação comercial doméstica, desde o início da pandemia. Esse aumento no tráfego internacional é de grande importância, pois contribui para a distribuição mais ampla de passageiros nos voos nacionais, otimizando a utilização dos hubs de entrada e saída do país”, explicou o Estatístico do CGNA, Adriano Duarte da Silva.

Ao longo de 2023, a aviação comercial doméstica avançou 8,3% e apresentou os maiores movimentos mensais nos meses de janeiro e julho, com 127.337 e 127.187 operações, respectivamente, em função das férias escolares. Os resultados são gerados através do monitoramento constante das intenções de voo e das projeções de demandas, que incluem aspectos como a sazonalidade e a realização de eventos especiais.

O documento ainda destaca o crescimento de 7,1% nos movimentos aéreos no Brasil em 2023, alcançando a importante marca de mais de 2 milhões de movimentos aéreos. Outras informações podem ser conferidas na versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo. 

Veja os dados abaixo:

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias