Avianca deixará de voar na Bolívia chegando a 26 rotas canceladas

ATUALIZADO com a nota da Avianca

A Avianca Holdings anunciou ontem que irá encerrar suas operações na Bolívia, em mais um passo para otimização da malha em meio a crise da aérea mais antiga do continente.

Segundo informou o jornal boliviano Opinión, a Avianca já solicitou ao DGAC colombiano e a Autoridade de Regulação de Transportes e Telecomunicações da Bolívia (ATT) o cancelamento das rotas.

A informação foi divulgada pelo representante legal da Avianca na Bolívia, Jorge Valle, que informou “que a empresa solicitou o cancelamento das autorizações de operações entre os países”.

A decisão de comunicação antecipada serve para que os passageiros sejam avisados e reacomodados além de que as autoridades sejam informadas.

O último voo no país andino não foi definido e segundo Jorge a empresa “necessita que as autoridades indique um prazo para o cancelamento das autorizações e a partir disto a empresa irá planejar a sua retirada”.

O fim das operações na Bolívia segue o plano de reestruturação da empresa, que inclusive admitiu uma remota possibilidade de falência após registrar prejuízos de $408 milhões de dólares no último trimestre, 11 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Porém Jorge também cita a situação ruim no país, que fez com que a American Airlines decidisse por não voar mais na Bolívia a partir de 28 de novembro.

Posteriormente a Avianca informou em nota que irá cancelar apenas a rota Lima – Santa Cruz de La Sierra a partir de 1º dezembro, mantendo ainda os voos para La Paz a partir de Bogotá e Lima, além do voo Santa Cruz de La Sierra – Bogotá.

Com o fim destas rota, são 23 rotas canceladas ou a serem canceladas até o final do ano, veja a lista abaixo:

Bogotá – Boston
Bogotá – Chicago
Bogotá – Montevideo
Cali – Barranquilla
Guatemala – Chicago
Guatemala – New York
Guatemala – Orlando
Guatemala – Tegucigalpa
Lima – Cali
Lima – Juliaca
Lima – La Habana
Lima – Mendoza
Lima – Medellín
Lima – Orlando
Lima – Puerto Maldonado
Lima – Santa Cruz
Lima – Trujillo
Lima – Santa Cruz de La Sierra
Pereira – Cartagena – New York
San Salvador – Boston
San Salvador – Cali
San Salvador – Cartagena
San Salvador – Orlando

A Avianca Holdings é a holding que controla as operações da Avianca na Colômbia, Peru, El Salvador, Costa Rica, Equador, Nicarágua, Honduras e Guatemala. As antigas divisões brasileira e a argentina eram controladas diretamente pelo grupo Synergy, acionista majoritário na Avianca Holdings.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias