Avião Airbus A320 é atingido por pássaros em ambos os motores na decolagem

Um raro caso aconteceu na última sexta-feira nos EUA, lembrando um dos acidentes mais famosos da história da aviação.

Foto – DepositPhotos

O Milagre do Rio Hudson, que ficou mundialmente conhecido após um A320 da US Airways ser atingido por pássaros em ambos os motores logo após decolar do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, e precisar pousar no rio, ficou célebre tanto pela perícia dos pilotos como pelo filme estrelado por Tom Hanks.

E uma situação similar aconteceu no último dia 26 de janeiro, sexta-feira, quando outro A320, mas da ultra-low-cost Allegiant Air, encontrou com pássaros no momento exato que saía do chão durante a decolagem no Aeroporto Phoenix–Mesa Gateway, no estado americano do Arizona.

A aeronave de matrícula N257NV não precisou ter os motores desligados após os pássaros entrarem neles, e ainda pôde subir para 6.000 pés (1.600m) de altitude, antes de dar meia volta e pousar no mesmo aeroporto 13 minutos depois.

O bird-strike, que é como é chamado a colisão dos pássaros, foi confirmado pela Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA, que informou que uma inspeção pós-voo confirmou o impacto das aves no motor.

O voo foi cancelado e a aeronave ficou 2 dias passando por manutenção e testes em Phoenix antes de retornar à operação comercial.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias