Avião Antonov An-30 faz pouso de emergência em floresta na Rússia

Um clássico e raro avião Antonov An-30 acabou se acidentando numa remota região da Rússia e pousou no meio da floresta. O caso foi registrado na semana passada.

Esta aeronave em específico foi feita em 1978 e era uma das poucas ainda voando, das pouco mais de cem produzidas no mundo. O An-30 não é nada mais que uma variante do turboélice An-24, esse sim com milhares de unidades produzidas. A diferença fica por conta da missão do An-30, que é observação, fotografia aérea e sensoriamento remoto. A parte da frente da aeronave tem o “nariz de bombardeiro” com várias janelas para melhor observação do que está à frente e abaixo.

Também existem pontos na barriga do avião voltados à observação e também para colocar equipamentos. Mas as diferenças param por aí, já que continua sendo um típico avião cargueiro cujo projeto remonta da era soviética.

Russian Air Force An-30 at Manching

De matrícula 30001, a aeronave foi achada a 17 km do Aeroporto de Olenyok, no extremo norte russo, na isolada região de Iacútia. Estavam a bordo 7 pessoas, sendo que 3 precisaram ser levadas ao hospital com ferimentos leves.

A aeronave pertence à Region 98 LLC, segundo o jornal local SakhaNews, uma empresa privada que faz voos comerciais de carga e também prestas serviços de “criação de nuvem” para o governo de Iacútia, lançando químicos que ajudam no fomento de chuva.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias