Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um passageiro capturou em vídeo o momento em que o motor de um avião turboélice ATR 72 emitiu labaredas por seu duto de exaustão após uma pane em voo na última terça-feira, 10 de novembro.
Segundo informações divulgadas pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente do vídeo acima é o ATR 72-212A (72-600) registrado sob a matrícula EP-ITB, operado pela Iran Air.
O avião turboélice de dois motores estava realizando o voo de número IR-3415, do aeroporto de Teerã Mehrabad para o de Dezful, ambos no Irã, com 34 passageiros e 7 tripulantes a bordo. Ele subia após decolar da pista 29L de Mehrabad quando a tripulação estabilizou-o 9000 pés devido a uma falha no motor direito, que causou a emissão das chamas capturadas pelo passageiro.
A tripulação desligou o motor e embandeirou a hélice (procedimento de fazer as pás da hélice ficarem alinhadas com o voo para gerar menos arrasto), e então entrou em um padrão de órbitas fazendo duas voltas até iniciar sua volta a Mehrabad.
A aeronave efetuou um pouso seguro na pista 29L cerca de 26 minutos após a decolagem, e no mesmo dia a autoridade de aviação civil (CAO) do Irã relatou que houve o incidente e que abriu uma investigação.
Nos detalhes, a CAO informa que um motor sofreu um defeito técnico em condições de chuva e foi desligado, a tripulação declarou emergência e voltou a Teerã para um pouso seguro.
Os passageiros foram levados para Dezful por uma aeronave substituta, e os registros de voo do EP-ITB indicam que ele continua fora de operação até a publicação desta matéria.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.