Início Variedades

Avião B747 “senta” sobre sua traseira por causa da Elpida

Imagem: Alex Filippopoulos

Um clássico avião Jumbo Jet da série -200 acabou “sentando” sobre sua traseira neste início de semana em decorrência do peso da neve acumulada sobre sua cauda.

O fato aconteceu no Aeroporto Internacional de Ellinikon, na Grécia, cidade que sofreu com uma forte nevasca nesta segunda-feira, 24 de janeiro, como também ocorreu no país vizinho, a Turquia. Como vimos mais cedo aqui no AEROIN, o telhado de um terminal de cargas do Aeroporto de Istambul foi filmado desabando por conta do peso do acúmulo da neve.

No caso do aeroporto grego, não houve prejuízo relevante como no caso do turco, já que a ocorrência envolveu um Boeing 747-200 que está fora de operação, estacionado há muitos anos no local.

O local onde o Jumbo foi deixado por anos – Imagem: Google Earth

Segundo dados do Planespotters, este Jumbo foi entregue em 1973 sob a matrícula SX-OAB para a companhia aérea Olympic Airways, baseada na própria Grécia. A empresa o alugou para a Aerolíneas Argentinas em 1996, mas poucos meses depois ele voltou para sua operadora original e por lá continuou voando até ser retirado de serviço em 2002.

Desde então, permaneceu estocado em Ellinikon até ganhar as redes sociais nesta semana, após o evento meteorológico causado pela tempestade Elpida.

Por sinal, segundo reporta a CNN, a intensa nevasca que atingiu a Grécia e a Turquia nesta segunda-feira é algo bastante incomum. Atenas viu apenas seis eventos de neve desde 2000 e, embora geralmente tenha uma queda de neve média de 1,3 centímetro por ano, a Elpida já levou cerca de 8 centímetros. Até as famosas e ensolaradas ilhas de Mykonos e Santorini sofreram as raras nevascas.