Avião Beluga decola com a missão especial de transportar uma carga espacial

Em sua próxima missão especial, o Airbus A300-600ST Beluga se tornará uma carga espacial. Isso porque, nesta quinta-feira, 13 de outubro, o jato da fabricante europeia decolará com o satélite de telecomunicações Hotbird 13G, construído pela Eutelsat, que também pertence ao grupo da fabricante de aeronaves.

A rota da aeronave ligará as cidades de Toulouse ao Cabo Canaveral, na Flórida, de onde o satélite será lançado ao espaço. Uma foto do carregamento do equipamento na aeronave foi divulgada pela Airbus em suas redes sociais (ver abaixo).

As cargas

A posição do deck principal do Beluga permite uma fácil transferência de carga através da grande porta de carga dianteira, de peça única, que gira para frente e para cima, proporcionando amplo acesso ao porão. Ainda assim, a plataforma do deck está a uma altura de 5,5 m do nível do solo, de modo que a aeronave depende de instalações adequadas de manuseio em terra para embarque e desembarque, como uma plataforma elevatória, por exemplo.

O Beluga é capaz de transportar cargas de pouco mais de 1.500m³ ou até 47t (103.616lb) em uma distância de 1.700 quilômetros. Cargas mais leves são transportadas em distâncias maiores. O processo de embarque e desembarque conta com a ajuda de uma rampa de carregamento integrada, com 12 m de comprimento e 5 m de largura, feita de compósito de carbono altamente resistente, e é alimentada pelo gerador interno da aeronave. A rampa pode ser operada por um homem e pode ser implantada e dobrada de volta em 20 minutos.

O porão de carga tem 7,08 m de altura e 7,04 m de largura com um comprimento útil de 37,70 m. As dimensões do porão de carga e a tolerância de peso significam que o Beluga é capaz de transportar dois helicópteros de transporte Chinook com as pás dobradas e sem ter que desmontar e remontar os helicópteros.

A aeronave está equipada com motores GE CF6-80C2A8 que fornecem uma velocidade de cruzeiro de 0,7 Mach. A altitude máxima de operação é de 35.000 pés (10.670 m).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias